A Câmara de Biguaçu realizou, na segunda-feira, dia 7 de novembro, a entrega oficial da Moção de Aplausos nº 019/2022, proposta por todos os vereadores da Casa Legislativa e ainda pela Secretaria Municipal de Saúde, a fim de reconhecer e parabenizar toda a equipe técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Biguaçu.
Conforme destacado na moção de aplausos, no dia 9 de outubro a equipe de enfermagem que estava de plantão na UPA prestou os primeiros atendimentos a uma jovem de 16 anos e seu recém-nascido, após a mãe dar à luz no banheiro da unidade de saúde, antes mesmo de passar pelo serviço de triagem.
A equipe agiu rapidamente, sendo fundamental para a manutenção da vida da mãe e do bebê que, na sequência, foram encaminhados ao Hospital Regional de Biguaçu – Helmuth Nass e foram estabilizados. Conforme atualizações repassadas pela superintendente municipal de Saúde, Thayse Rosa, a mãe e o bebê já estão em casa e passam bem.
A entrega foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Biguaçu, Lucas Rosa Vieira, acompanhado dos vereadores Claudemir Aires, Cristyan Silveira Prazeres, Douglas Fernandes de Souza, Fernando Duarte, Israel Gaspar, João Luiz Luz, Laudemir Clóvis Pastorello, Luan de Souza Pereira, Luiz José Martins Júnior, Manoel José de Andrade, Rodrigo Cesar Ocker, Salete Orlandina Cardoso e Sandro Andrade
Ao fazer uso da palavra, o presidente da Casa, Lucas Manequinha, lembrou que a saúde é tema recorrente nas sessões, pela relevância da pasta e também pelo volume de demandas nessa área. O representante do Poder Legislativo ainda aproveitou a oportunidade para ressaltar sobre a importância de reconhecer e parabenizar os profissionais que trabalham na linha de frente, atendendo e prestando auxílio aos munícipes. “Recebam o nosso respeito, carinho e atenção a todos os profissionais que vêm desempenhando com qualidade e profissionalismo suas funções”, destacou Manequinha.
Representando o secretário municipal de Saúde, Bruno Célio, a superintendente de Saúde, Thayse Rosa, usou a tribuna para agradecer pelo reconhecimento e enaltecer o orgulho pelo trabalho desempenhado pela equipe da UPA. Thayse falou sobre as peculiaridades com relação ao processo de reanimação de um recém-nascido. Ainda parabenizou a atuação de toda a equipe, desde a recepcionista, em identificar que chamavam a adolescente e ela não estava presente, até a equipe que estabilizou a mãe e o bebê. Por fim, destacou sobre a importância da empatia, explicando sobre os diferentes perfis de gestação.