Equipe de saúde em Biguaçu promove conscientização da saúde do homem

Publicidade

A equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro Fundos, em Biguaçu, junto a alguns profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), promoveram uma ação de conscientização da Saúde do Homem. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, mês da conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Participando das atividades que compõe o Novembro Azul, a equipe teve a iniciativa de desenvolver a Semana do Homem, realizando palestras com médico da unidade, assistente social e nutricionista. Como não houve o comparecimento do publico alvo, o que confirma os dados de que os homens não procuram cuidar de sua saúde, os profissionais decidiram fazer o caminho contrário e procurar os pacientes homens.

Continua após a publicidade

Enfermeira da UBS Fundos, Dayani Casanova, formece orientacoes em saude para trabalhadores“Abordamos os trabalhadores da empresa RSI Empreiteira que estão trabalhando nas obras de calçamento das ruas ao redor da UBS Fundos. Conversamos com eles sobre a prevenção e cuidados que os homens devem ter com sua saúde, entregamos panfletos de orientações e eles serão atendidos pela unidade na realização de exames” explicou a enfermeira Dayani Casanova.

“Eles nos relataram que não tem tempo disponível para cuidar de sua saúde, pois tem que trabalhar” destaca a assistente social do Nasf, Patrícia Anderson Silva.

Como o papel de provedor ainda é bastante forte na cultura atual, o sexo masculino não pode se fragilizar e comprometer esse papel familiar. É considerado como o sexo forte e acredita ser mais resistente às doenças. “Essas crenças dificultam a incorporação de medidas preventivas e a mudança de estilo de vida. Por essa questão cultural, os homens sofrem com mais doenças que poderiam ser evitadas caso houvessem atitudes preventivas” ressalta o secretário municipal de Saúde, Ângelo Ramos Vieira.

Da Assessoria

Publicidade