A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Biguaçu promoveu, nesta quarta-feira (23), uma palestra voltada a servidores e vereadores mirins, como parte das ações do Setembro Amarelo. Com o tema “Equilíbrio em campo minado: saúde mental e performance nos bastidores do Legislativo”, a atividade foi conduzida por Sibély Pitz de Matos Teixeira, professora e coordenadora da Unicesumar em Biguaçu.

O encontro abordou saúde mental, organização de prioridades, estabelecimento de limites e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Foram apresentadas estratégias práticas para lidar com situações de sobrecarga, urgências e excesso de demandas, além de técnicas de pausa, respiração e desligamento psicológico após o expediente. A palestra também destacou a importância de uma performance sustentável, baseada em organização, limites e recuperação.
Para a assessora da Escola do Legislativo, Eduarda Antunes, a iniciativa contribui para ampliar o diálogo sobre saúde mental e incentivar práticas de cuidado no ambiente de trabalho. Já a secretária de Atendimento ao Cidadão, Leandra Roz, ressaltou a importância de proporcionar momentos de reflexão e conscientização sobre um tema tão sensível.
O presidente da Câmara, João Luiz Luz, destacou que ações como essa fazem parte do compromisso do Legislativo com o bem-estar e a valorização das pessoas que integram a instituição. “Promover espaços de diálogo e reflexão sobre saúde mental é também uma forma de cuidar de quem está diariamente trabalhando pelo atendimento à população e pelo funcionamento do Legislativo”, afirmou.
