Se o domingo, 20, amanheceu cinza, frio e chuvoso em São Bento do Sul e Rio Negrinho, cidades que sediaram as competições da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos, o mesmo não se pôde dizer do clima quente nas quadras, pois o “termômetro” era decisão.
Estava em jogo, no último dia de competição, o título de futsal, vôlei, handebol e xadrez e o direito de representar Santa Catarina na etapa nacional dos Jesc: os Jogos Escolares da Juventude a serem realizados de 12 a 21 de setembro em Curitiba. No sábado, 19, já haviam sido definidos as escolas campeãs do badminton e luta olímpica.
A definição das escolas campeãs em São Bento do Sul e Rio Negrinho complementaram a programação iniciada na primeira parte dos Jesc realizada em Mafra entre os dias 11 e 12 com as modalidades de atletismo e judô. As competições começaram na sexta-feira, 18, com a participação de 1,6 mil estudantes de 170 escolas.
Agora, a programação da etapa estadual dos Jesc dá uma pausa para continuar no próximo final de semana entre os dias 25 e 27 de agosto com as disputas do basquetebol e tênis de mesa novamente em São Bento do Sul. Com essas disputas finaliza-se a etapa estadual dos Jesc.
Segundo Josélia Maranho, da Gerência de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte e coordenadora dos Jesc, o evento em São Bento do Sul foi positivo, pois alcançou seu objetivo. “Tivemos boa integração entre escolas e estudantes, além de uma boa organização e um bom nível de jogos”, enfatizou.
A etapa estadual dos Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de São Bento do Sul e Rio Negrinho.
Eis as escolas campeãs
Badminton masculino: EEB São Luiz (União do Oeste) – Andrei Morgan
Badminton feminino: Colégio Aplicação (Caçador) – Natália Stein
Handebol masculino: Colégio Aplicação Uniarp (Caçador)
Handebol feminino: Colégio São Bento (Criciúma)
Futsal masculino: Colégio Recriarte (Camboriú)
Futsal Femino: Colégio Rogacionista (Criciúma)
Luta olímpica masculina
Peso médio: Colégio Dehon, de Tubarão -Miguel Hatsek
Peso leve: Colégio Menino Jesus (Blumenau) – Wesley Leonardo Nills
Peso pesado: EEB Henrique Fontes (Tubarão) – Felipe Ferreira Zito
Luta olímpica feminina
Peso leve: EEB Max Tavares do Amaral (Blumenau) – Évellyn Ribeiro
Peso médio: EEB Zulma Souza da Silva (Blumenau) – Camile Becari
Voleibol masculino: EM Erwin Prade (Timbó)
Voleibol feminino: EEB Rodrigues Alves (Saudades)
Xadrez masculino: Colégio Sagrada Família (Blumenau) – Natan Filgueiras
Xadrez feminino: EEB Joaquim D’Agostini (Lacerdópolis) – Maria Eduarda Gomes