A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação, iniciou neste início de ano letivo o projeto de implementação da tecnologia de reconhecimento facial nas escolas municipais. No sistema, o aluno passa por um totem eletrônico instalado na entrada da escola que, após fazer a leitura facial, libera a entrada para a instituição.
O objetivo é melhorar a segurança na Rede Municipal de Ensino, que no ano letivo 2023 está com 3.041 alunos matriculados em 18 instituições de municipais, nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e Educação Especial, conforme dados da Secretaria Municipal de Educação.
A ideia de trazer o modelo para a cidade surgiu a partir da demonstração realizada em uma feira de tecnologia, que reuniu empresas de desenvolvimento e inovação e o setor público. Na feira, o Secretário de Educação do município, Adilson Costa, foi apresentado às funcionalidades do sistema, entre outras soluções voltadas à educação, e decidiu que seria benéfico colocar em prática a tecnologia em Governador Celso Ramos para melhorar a segurança da comunidade escolar.
Além do controle de entrada, a tecnologia auxiliará a rotina na secretaria escolar, pois possibilitará o acompanhamento e a atualização da lista de presença. O aluno, ao passar pelo totem, terá seu nome preenchido automaticamente na chamada do professor, o que elimina os tradicionais cadernos com os nomes dos estudantes.
O sistema ainda permite aos pais e responsáveis a possibilidade de visualizar a frequência dos filhos na escola em tempo real e receber notificações em caso de falta, o que traz maior tranquilidade.
Além disso, quando estiver em andamento, a tecnologia também permitirá o registro de entrada de funcionários e educadores em cada escola municipal, como ponto eletrônico.
A Secretaria de Educação está finalizando a instalação dos aparelhos, montagem dos totens, configuração e cadastro das fotos dos alun