Estudantes decidem ocupar todos os centros da UFSC a partir de sexta-feira

Publicidade

Hora SC – Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiram, em assembleia realizada nesta quarta-feira (9), ocupar os prédios de todos os centros de ensino da instituição. Na reitoria 2, deve ocorrer um “trancaço”.

A decisão foi informada em uma rede social pela coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A ocupação deve ocorrer a partir da sexta-feira (11), véspera do feriadão da Proclamação da República. Atualmente, o Colégio de Aplicação, o Centro de Ciências da Educação (CED) e o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) já estão ocupados.

Continua após a publicidade

Ao longo dos últimos dias, a instituição realizou uma consulta pública na internet para saber a opinião dos estudantes  sobre a PEC 55 (chamada de PEC 241 na Câmara) e sobre a possibilidade de uma greve geral dos estudantes. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira e, segundo o DCE, 69,07% dos estudantes se posicionaram contra a PEC, e 61,94% foram contra a possibilidade de greve estudantil.

Ainda segundo o DCE, cerca de 1,3 mil alunos participaram da assembleia nesta quarta-feira que deliberou pela ocupação. Durante a assembleia, parte dos presentes criticou o fato de o Diretório Central dos Estudantes ter realizado a consulta pública online.

O movimento de ocupação pode encontrar resistência em alguns centros, especialmente naqueles que possuem alunos considerados mais conservadores, tais como o Centro Tecnológico (CTC) e o Centro de Ciências da Saúde (CCS). No Facebook, diversos comentários criticavam o movimento e a decisão tomada pelo DCE nesta quarta-feira.

A reportagem tentou contato com representantes da reitoria para comentar o assunto, porém não obteve retorno até a publicação deste texto.

 

Publicidade