EUA se preparam para onda de frio com temperaturas de até -50ºC

Publicidade
Twitter post de @NWSWPC: A frigid arctic air mass is expected to spread across much of the north central and northeastern U.S. this week. These are the coldest wind chill values expected over the next several days. Check forecasts from your local NWS office for details specific to your area.

BBC – Os Estados Unidos se preparam para a chegada, nesta semana, de uma frente fria – na verdade congelante – que pode fazer a temperatura chegar a -50ºC. O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA (NWS, na sigla em inglês) informou que alguns Estados vão vivenciar o clima mais frio das últimas décadas. De acordo com o NWS, a partir desta terça (29), os ventos gelados vão gerar “temperaturas perigosas” no centro-oeste do país.

“Frio extremo”

O NWS informou que é possível que as temperaturas alcancem uma mínima histórica, sendo as mais baixas desde a década de 1990. Isso deve ocorrer em Dakota, Minnesota, Iowa, Wisconsin e no norte de Illinois, onde também deve haver fortes nevascas.

Continua após a publicidade

“Frio extremo e perigoso previsto para as planícies do norte até os Grandes Lagos, com mínimas entre -30ºC e -40ºC, e rajadas geladas de -50ºC”, informou o NWS pelo Twitter.

As nevascas mais intensas são esperadas na região dos Grandes Lados, provocando “condições de viagem perigosas ou impossíveis”.

A emissora de televisão CNN informou que nesta semana 75% da população dos Estados Unidos vai vivenciar temperaturas abaixo de zero.

Publicidade