Exposição e debate marcam aniversário da Biblioteca Pública de SC

Publicidade
Foto: Divulgação / FCC

Em maio, a Biblioteca Pública de Santa Catarina, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura no Centro de Florianópolis, comemora seu aniversário de 163 anos. Para marcar a data, a BPSC recebe o evento Literatura em Debate e a exposição do jornal O Correio do Povo, de Jaraguá do Sul, ambos com entrada gratuita.

No dia de seu aniversário, 31 de maio, às 17h, a Biblioteca Pública de Santa Catarina será palco do debate com os escritores Amílcar Neves, Carlos Menezes, Fábio Brüggemann, Marco Vasques e Paulo Clóvis Schmitz. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no link bit.ly/literaturaemdebate.

Continua após a publicidade

Já a exposição itinerante Viajante do Tempo, promovida pelo jornal O Correio do Povo, de Jaraguá do Sul, segue aberta à visitação até 20 de junho no hall da BPSC. Com pesquisa das historiadoras Silvia Toassi Kita e Ellen Annusech Bona a mostra reúne anúncios publicitários veiculados durante os primeiros 50 anos do periódico (1919-1969), e organizados sobre quatro eixos temáticos: Propaganda é a alma do negócio, Lazer e Sociabilidade, Aparência e Saúde e Produção e Consumo.

Histórico

A Biblioteca Pública de Santa Catarina foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 373, em 31 de maio, mas somente em 9 de Janeiro de 1855 é que foi oficialmente inaugurada.Com base na sua data de criação, é possível supor que seja uma das bibliotecas mais antigas do Brasil.

Operando no prédio atual desde 1979, a biblioteca conta, atualmente, com um acervo formado por títulos de diversas áreas do conhecimento, em suportes variados, além de uma coleção de periódicos e uma de obras raras. Sua missão consiste em manter, conservar e disponibilizar parte da memória cultural do Estado para a população catarinense e promover o hábito da leitura junto a ela.

A BPSC está localizada na Rua Tenente Silveira, 343, no Centro de Florianópolis. Mais informações pelo telefone (48) 3665-6422.

Publicidade