Da Assessoria – Mais de 590 pessoas foram atendidas no Feirão de Oportunidades, realizado na tarde dessa quinta-feira (23), na Praça Nereu Ramos. O evento, com foco no oferecimento de vagas de emprego, estágio e outros serviços voltados à cidadania, foi promovido pela Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação.
Na oportunidade estavam reunidas várias entidades parceiras, como a Seja Digital, responsável pela migração do sinal analógico para o digital. Representantes da entidade estavam prestando orientações sobre o kit gratuito com conversor e antena, que pode ser solicitado pelo site www.sejadigital.com.br ou pelo telefone 147, desde que o munícipe seja cadastrado em algum programa de benefício do Governo Federal.
No local também estavam sendo realizadas inscrições para o curso gratuito de antenista, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SC), que formará duas turmas de vinte alunos cada. Para quem estava à procura de mais cursos profissionalizantes, foram oferecidas 73 opções para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que serão ministrados por Ensino a Distância (EAD).
O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) ofereceu vagas de estágio e para menor aprendiz. Já o Sistema Nacional de Emprego (SINE) se fez presente com sua unidade móvel, onde fez o cadastramento de candidatos que buscam uma nova oportunidade de se inserir ou buscar o primeiro emprego no mercado de trabalho. Outras oportunidades também foram trazidas pelo programa Pró-Emprego, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, uma plataforma que aproxima candidatos e empresas para o preenchimento de vagas em Biguaçu e região.
Serviços gratuitos
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão do Jovem Advogado, ofereceu apoio jurídico gratuito aos munícipes que passaram no evento. Além disso, cuidados com a saúde também estiveram presentes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que ofereceu serviços de atendimento com profissionais das áreas de fonoaudiologia, dentistas, nutricionistas, bem como cuidados básicos e prevenção a doenças.
O enfrentamento à violência contra as mulheres foi outro serviço levado ao evento, com o ônibus lilás do programa Mulher Viver sem Violência, que desde segunda-feira (20/11) percorreu diversas comunidades do município.
Profissionais da Vigilância Sanitária e Ambiental estiveram presentes, e distribuíram panfletos e raticidas, prestarando orientações sobre cuidados com pragas, como ratos e escorpiões, que aparecem com mais frequência com a chegada das estações mais quentes.
O projeto Brincante, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), levou atividades lúdicas e brincadeiras às crianças presentes.
Autoridades marcaram presença no Feirão, como o prefeito Ramon Wollinger, a secretária de Assistência Social e Habitação, Dircilene Luz, o diretor de Trabalho e Emprego do Governo do Estado de Santa Catarina, Thiago Chaves, e os vereadores Douglas Borba e Salete Cardoso.
“Biguaçu tem atraído cada vez mais novos empreendimentos e este evento tem objetivo de preparar os profissionais para as oportunidades com oferecimento de cursos, qualificando a mão de obra, e facilitar o contato entre as empresas e os candidatos que estão em busca de vagas no nosso município. Parabéns à equipe da Secretaria de Assistência Social e a todas as entidades parceiras que colaboraram para a realização deste Feirão de Oportunidades”, afirmou o prefeito.
Fernanda Carla Kair esteve presente ao Feirão e elogiou a iniciativa. “Estou à procura de uma vaga de menor aprendiz para o meu filho mais velho e assim ele já vaise habituando ao mercado de trabalho e a aprender a lidar com o próprio salário”, contou.