Florianópolis articula parcerias com cidade dos Estados Unidos

Publicidade

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, recebeu esta semana a visita de David Trikle, vice-prefeito de Roanoke, na Virginia (EUA), para articular parcerias entre as cidades em questões de saúde, cultura, educação e ambiente. Com o vice-prefeito, estava Linda Diane Harrison, que articula atividades voluntárias entre as cidades irmãs de Roanoke, uma das quais é Florianópolis.

Entre os assuntos tratados na reunião, estava o intercâmbio para alunos de medicina de ambas as cidades. Além de vice-prefeito, David Trikle é também médico geriatra e vice-reitor da Escola de Medicina Virginia Tech Carilion. “Nesta visita a Florianópolis, firmamos uma parceria com o curso de medicina da Unisul, para que, no último ano da faculdade, o aluno possa ir a Roanoke trocar experiências e também aprender com nossos métodos. Enviaremos alunos para Florianópolis também. Será uma oportunidade de aprendizado para todos nós”, explicou o vice-prefeito David Trikle.

Continua após a publicidade

O prefeito Cesar Souza Junior destacou que a Capital é exemplo para o resto do país em termos de saúde. “Somos considerados o melhor sistema público de saúde entre as cidades brasileiras. Nossas práticas são destaque e são utilizadas como modelo. Atualmente, o Ministério da Saúde utiliza como modelo nosso método de prontuário eletrônico, algo que facilita muito o atendimento de pacientes. Estamos abertos a enviar nossos profissionais para Roanoke para essa troca de experiência”, afirmou.

Há alguns anos, Florianópolis foi escolhida como uma das sete cidades irmãs de Roanoke. A cidade ajuda financeiramente a entidade Lar Recanto do Carinho, na Agronômica. “Nosso objetivo é oferecer mais projetos que possam acrescentar algo para a cidade. Entre eles, um projeto que facilite o contato entre alunos das duas cidades. Essa conversa poderá acontecer através de carta, e-mail ou até mesmo vídeoconferência. Assim, os alunos podem exercitar uma nova língua e se inspirarem a conhecer novos lugares e culturas diferentes”, disse Linda Diane Harrison.

Além do prefeito, representantes da saúde, educação e cultura também acompanharam a reunião. Esteve presente o secretário de Cultura, Luiz Moukarzel, o diretor-geral de Turismo, Lucas Figueiredo, o assessor jurídico da secretaria de Educação, Roger Andrade dos Santos, e o representante do Departamento de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Ronaldo Zonta.

A informação é da assessoria.

Publicidade