Florianópolis já recebeu R$ 2 milhões de turistas nesta temporada

Publicidade

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) com os meios de hospedagem aponta que a taxa de ocupação hoteleira em Florianópolis, no mês de janeiro, ultrapassou 90%, superando a expectativa do setor, que era de 80%, e indo além dos 73% do ano passado. Os números do início dessa temporada mostram que a cidade é destino certo no verão: A região recebeu cerca de 2 milhões de visitantes – aumento de cerca de 30% comparado ao mesmo período do ano passado.

“Está sendo uma temporada magnífica. Nem mesmo os pequenos percalços foram suficientes para ofuscar seu brilho. Florianópolis está unindo seus encantos naturais a uma estrutura de turismo cada vez mais eficaz e eficiente. Por isso, esta temporada só não vai ser melhor do que a próxima”, avaliou o prefeito Cesar Souza Junior.

Continua após a publicidade

A satisfação dos turistas é comprovada na chegada e saída da cidade, nos Centros de Atendimento ao Turista, localizados no Terminal Rodoviário Rita Maria, na cabeceira continental da ponte Pedro Ivo Campos e no Mercado Público, assegurou a secretária de Turismo, Zena Becker. “Foi uma das melhores temporadas dos últimos 15 anos, tanto de planejamento quanto de número de turistas. Percebemos que a expectativa alta dos visitantes a respeito da cidade tem sido respondida da melhor maneira”, disse.

Com programações para todos os gostos e idades, a lista do Top 10 de destinos mais visitados na cidade integra praias, ilha, mirantes, fortalezas, além do Centro Histórico e os mais diversos destinos para a prática de esportes.

Dados da Secretaria Municipal de Turismo mostram que, nesta temporada, 56% dos visitantes vieram em busca de sol e praia, 18% procuraram por cultura e pontos históricos e 11% ecoturismo e turismo de aventura.

Argentinos

A depreciação do real e o desimpedimento para comprar dólar ou real na Argentina também estão transformando esta temporada de verão em uma das mais buscadas pelos argentinos, batendo recordes de procura. Dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) mostram uma temporada recorde em número de argentinos no Brasil: dois milhões de turistas de férias no país, algo que só ocorreu há dez anos.

Segundo o cônsul argentino adjunto em Florianópolis, Octavio La Croce, o aumento significativo deve-se a conveniência do câmbio e a eliminação dos impostos no cartão de crédito. “Florianópolis é um dos destinos favoritos dos argentinos e essa temporada superou as expectativas. Todos os dias há pelo menos nove conexões de avião entre Buenos Aires e a cidade e mais de 20 ônibus lotados chegam diariamente, vindos da região”, disse.

Assessoria

Publicidade