G1 – Florianópolis registrou dois casos de sarampo em 2019, segundo boletim da prefeitura divulgado nesta quarta-feira (24). De acordo com município, os casos são importados, duas turistas que passaram férias na capital catarinense.
Segundo a prefeitura, há mais de 10 anos não há registro da doença na cidade. Por isso, foi feito um alerta para a necessidade de vacinação de toda a população, que é efetiva após a aplicação de duas doses. A imunização está disponível gratuitamente nos centros de saúde.
Os casos deste ano foram diagnosticados em 17 e 22 de julho, após laudos emitidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das mulheres é de São Paulo e tem 30 anos. A outra tem 40 anos e é natural de Goiás.
Ainda segundo a prefeitura, as medidas de controle e monitoramento de novos casos foram tomadas. Os profissionais de saúde estão alertados para a identificação da doença, principalmente entre turistas.
O sarampo é uma doença contagiosas que pode causar, em caso de agravamento, lesões cerebrais, cegueira e perda de audição.
Neste ano, já foram confirmados 426 casos de sarampo em 2019 em sete estados, com surtos em São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.