As três maiores cidades da Região Metropolitana de Florianópolis estão infestadas pelo Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre de chikungunya e zika vírus, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (23) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC). Os municípios de Antônio Carlos, Biguaçu e Governador Celso Ramos possuem focos de criadouros do mosquito, mas ainda não são considerados infestados.
O Boletim Epidemiológico n° 15/2019 mostra, ainda, que Itapema, no Litoral Norte, está em condição de epidemia de dengue. O município apresenta o maior número de casos autóctones (297) no Estado, com uma taxa de incidência de 469,6 casos por 100 mil habitantes. Autóctone é quando o paciente contrai a doença no Estado em que reside.
“A caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes”, explica João Fuck, gerente de Zoonoses da DIVE/SC.
Dengue em Santa Catarina
Santa Catarina tem 87 municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti. Foram identificados 17.568 focos do mosquito em 181 municípios. Já são 710 casos de dengue confirmados (609 são autóctones – transmissão dentro do estado, e 56 casos são importados – transmissão fora do estado). Em comparação com o último boletim, divulgado na semana passada, houve a confirmação de 124 casos autóctones e 7 casos importados.
Para o gerente de Zoonoses, apesar do maior número de casos de dengue terem sido confirmados no mês de abril, é necessário reforçar os cuidados, mesmo com a temperatura mais baixa.
“Isso mostra que é importante as pessoas continuarem a limpar seus terrenos pelo menos uma vez por semana. Que não esqueçam de conferir se a caixa d’água está fechada. Todos os lugares que podem acumular água devem ser inspecionados. Só controlando o mosquito Aedes aegypti é que conseguimos evitar a transmissão de dengue, zika e chikungunya”, finaliza.