A primeira massa de ar frio – com origem polar – deste ano em Santa Catarina traz chances de cair neve nas áreas altas do Planalto Sul , durante a madrugada de quarta-feira (27), segundo informaram, nesta terça de manhã, as meteorologistas Laura Rodrigues e Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram. “Na quarta-feira, fortes rajadas de vento sul, entre 60 e 80 km/h. Chance de neve entre a madrugada e manhã”, pontuam, em nota.
Nesta terça-feira (26), a condição de chuva com fraca intensidade em algumas áreas. Especialmente no fim do dia, previsão de fortes rajadas de vento sul, de 50 a 80 km/h (mais intensas no litoral), e declínio brusco da temperatura (a mínima do dia ocorre no período da noite).
Na quinta e sexta-feira (28 e 29), geada ampla do Oeste ao Planalto, e de forma mais isolada nas regiões do Vale do Itajaí e Litoral, com temperaturas mínimas próximas de 0°C e negativas nas áreas mais altas.
“Os ventos fortes estão associados à intensificação de um ciclone na costa, acompanhado de uma massa de ar de origem polar”, explicam as meteorologistas.
A aproximação do frio é comemorada pelos catarinenses, que não estão acostumados com calor nesta época do ano. O mês de abril foi marcado por dias ensolarados com poucas nuvens e temperatura alta para o começo de Outono. A temperatura máxima e mínima ficou 5°C acima da média climatológica na maioria das regiões.