As fortes chuvas que atingem a Grande Florianópolis nos últimos dias provocaram uma elevação rápida do nível dos rios do município de Antônio Carlos e muitos deles transbordaram, atingindo residências, fazendo dezenas de famílias desabrigadas.
A situação é caótica e o prefeito Geraldo Pauli decretou situação de emergência no dia 30 de novembro. Está sendo avaliado um possível decreto de calamidade pública. Os moradores, durante a madrugada, tiveram que erguer seus bens materiais, porém devido à elevação rápida do nível do rio, poucos conseguiram.
Todos os bairros de Antônio Carlos foram atingidos pelas águas ou por deslizamentos de terra. O pedido neste momento é que os moradores permaneçam em lugares seguros, preservando a sua segurança.
Abastecimento de água
A adutora da CASAN rompeu às 3h da manhã de quinta-feira (01/12), desta forma o abastecimento de água está comprometido, sem previsão de retorno. A Prefeitura pede que a população economize água o máximo possível.
Até o momento da divulgação desta matéria, 40 famílias foram retiradas de suas residências, algumas estão em casas de familiares, e outras pessoas já estão alojadas no abrigo instalado.
O abrigo disponibilizado funcionará no Salão da Igreja Matriz, no Centro Catequético para abrigar as famílias que precisarem, sob coordenação da Assistência Social e voluntários.
A comunicação e o fornecimento de energia elétrica foram comprometidos em várias partes do município.
O Corpo de Bombeiros Militar disponibilizou duas equipes com oito integrantes para resgates de munícipes ilhados e para a remoção de pessoas em locais de risco.
A defesa civil municipal solicitou o fornecimento de bote motorizado e apoio aéreo para possíveis resgates na área rural tendo em vista a falta de comunicação.
Doações estão sendo recebidas diretamente no Centro Catequético.
Contato da Defesa Civil Municipal e Doações: (48) 3272-8603.