Frio intenso só deve chegar na segunda quinzena de maio

Publicidade

Os dias quentes – com temperatura acima da média para esta época do ano – em Santa Catarina devem permanecer pelo menos até meados do mês do próximo mês, segundo a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram. “A chegada de uma massa de ar frio mais intenso no Sul do Brasil é esperada para a segunda quinzena de maio”, pontuou a profissional do tempo, em previsão emitida na manhã desta segunda-feira (30).

Conforme Rodrigues, na maior parte da primeira quinzena do mês predominarão os dias de sol, em todas as regiões do Estado, com poucas precipitações no período. “A condição de chuva é mais favorável em torno dos dias 7 e 13, devido à passagem rápida de frentes frias pelo litoral, mas ocorrendo de forma isolada e mal distribuída. No Oeste, permanece o tempo seco no início do período”, diz.

Continua após a publicidade

Mas quem está “sofrendo” com o calorão de cerca de 30ºC em plena metade do Outono poderá ter um leve “refresco” nesta terça-feira, 1º de maio. É que o deslocamento de uma frente fria no litoral do RS e SC vai trazer vento de sul a sudeste (fraco a moderado), amenizando o clima no final do dia. Do Planalto ao Litoral, haverá muitas nuvens com chuva isolada a qualquer momento, intercalando com aberturas de sol.

Temperatura acima da média (Foto: Biguá news)

Previsão para os demais dias da semana

Quarta-feira: no Vale do Itajaí e Litoral, chuva fraca na madrugada e pancadas de chuva com trovoada isolada a partir da tarde, e sol principalmente pela manhã. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens. No Planalto Norte, chuva isolada à noite. Temperatura mais amena do Planalto ao Litoral e em elevação no Oeste. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira: no Vale do Itajaí e Litoral, chuva fraca na madrugada e pancadas de chuva com trovoada isolada a partir da tarde, e sol principalmente pela manhã. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens. No Planalto, pancadas de chuva com trovoada isolada entre a tarde e noite. No Oeste e Meio-Oeste, sem chuva. Temperatura em elevação. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Sexta-feira: do Planalto ao Litoral, sol e pancadas de chuva com trovoada isolada entre a tarde e noite. No Oeste e Meio-Oeste, sol com aumento de nuvens e sem chuva. Temperatura bem elevada. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Publicidade