A frota de ônibus da Biguaçu Transportes – que ficou parada nesta terça-feira (7) – também não irá circular na quarta-feira (8). Cerca de 590 funcionários resolveram manter os ônibus na garagem em protesto contra a demissão de outros 160 colaboradores, anunciada na tarde de ontem (6).
A empresa comunicou, em sua rede social, que “ocorrem hoje e amanhã tratativas entre a empresa e o sindicato dos trabalhadores para resolução da situação. Lamentamos a situação e orientamos os usuários a se manterem atentos em nosso site, redes sociais e no status do Whatsapp corporativo da empresa (48) 3954-7200“.
Leia também:
Município de Biguaçu tem a 5ª morte por Covid-19 confirmada
Veja regras para retorno dos ônibus na Grande Florianópolis
Com isso, ficam prejudicadas linhas que atendem Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, bairros de São José (Barreiros, Bela Vista, Dona Adélia, Floresta, Ipiranga, Serraria, entre outros) e aquele que faz a rota Palhoça-Biguaçu.
Notícias no WhatsApp? Clique aqui: https://chat.whatsapp.com/LcIjuTus86K53EQX4uT80w
Nota da Biguaçu Transportes sobre a demissão de 160 funcionários:
Prezados colaboradores da empresa Biguaçu Transportes Coletivos.
A grave crise sem precedentes que nos atingiu, interrompeu as nossas atividades por praticamente 100 dias. Diversos compromissos financeiros, bancários, pagamentos a fornecedores se acumularam e atrasaram por não estarmos operando normalmente. Nos 68 anos de história da empresa, essa foi a primeira vez que atrasamos os salários de nossos colaboradores.
Com o limite da capacidade do veículo, estabelecida pelas prefeituras e governo do estado como forma de combate ao Coronavírus, nossa operação e equilíbrio financeiro ficam por completo inviabilizados. Temos outros custos adicionais que não existiam antes da pandemia como a aquisição de máscaras, álcool gel para os todos profissionais, despesas com a sanitização do veículo, testes de COVID para os funcionários que voltam ao trabalho entre outros.
Tudo isso faz com que aconteça o desequilíbrio financeiro da nossa empresa e por isso fomos obrigados a tomar medidas nunca antes imaginadas e que relutamos muito para aceitar. Como sabem, no dia de hoje, 6 de julho de 2020, tivemos a dispensa de 160 colaboradores da nossa empresa.
Se não fosse necessário, não tomaríamos essa decisão. Infelizmente, tivemos que reduzir 160 postos de trabalho para buscar manter os 590 que permanecem.
Estamos vivendo num mundo completamente novo onde uma nova realidade tem que ser colocada em prática para salvarmos os postos de trabalho de diversos colaboradores e a empresa.
Ressalto que estamos voltando à normalidade de forma lenta e gradual. Peço que aguardem a convocação da empresa para realização dos testes de COVID e volta ao trabalho. Estamos trabalhando muito forte para que isso aconteça o mais rápido possível.
Aproveito a oportunidade para informar que amanhã, 7/7/2020, será realizado o pagamento do vale alimentação a todos os colaboradores, inclusive para aqueles que foram desligados.
Reafirmo o nosso compromisso com cada um de vocês na esperança de que dias melhores virão e que nossa empresa fique ainda mais forte.
Léo Mauro Xavier Filho
Diretor Presidente
Biguaçu Transportes Coletivos Ltda.
Florianópolis, 6 de julho de 2020