Governador autoriza retorno de igrejas, shoppings, restaurantes e academias

Publicidade

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), anunciou, nesta segunda-feira (20), que a partir desta terça as igrejas estão autorizadas a realizar atividades nos templos com presença de fieis, cumprindo regras específicas de cuidados para não proliferação do novo coronavírus. Informou, ainda, que a partir de quarta-feira (22) será flexibilizado o funcionamento dos shoppings, centros comerciais, restaurantes, academias e atividades ao ar livre.

As regras para o funcionamento dessas atividades serão divulgadas em um decreto, a ser publicado no Diário Oficial e nas redes sociais do governo. Na semana anterior, Moisés já havia flexibilizado a abertura de comércios de rua, escritórios, consultórios, profissionais liberais e autônomos, entre outros.

Continua após a publicidade

Número de casos

Santa Catarina tem, nesta segunda (20), o registro de 1.063 pacientes com teste positivo para Covid-19 – 38 a mais do que ontem. A doença respiratória já causou 35 mortes no estado desde o início da pandemia.

O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, explicou que, a partir desta segunda, os boletins epidemiológicos diários e o painel disponível no site www.coronavirus.sc.gov.br mostrarão a evolução dos casos com base na data de início dos sintomas dos pacientes, e não mais pela data da confirmação do resultado. O objetivo é permitir a identificação do momento da infecção pelo coronavírus com maior precisão. O gráfico que mostra a evolução dos números de óbitos causados por Covid-19 apresentará o número conforme a data do falecimento do paciente.

Há 100 municípios com casos confirmados, um a mais do que no dia anterior. Irani passou a fazer parte da lista. Florianópolis tem o maior número de casos, 238, seguida de Joinville (94), Blumenau (79), Balneário Camboriú (59), Camboriú (58), Criciúma (46), Itajaí (45), São José (43), Tubarão (33) e Brusque (29).

Publicidade