O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), entrega nesta sexta-feira, 24, uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para a população de Governador Celso Ramos e outra para Tijucas. A obra do Pacto pela Proteção Social é uma parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional e as prefeituras. Serão entregues 117 equipamentos sociais – 89 Cras e 23 Creas – no Estado.
Cada uma das unidades do Cras está mobiliada e foi construída com recursos do BNDES no valor de R$ 320.844,28 a de Tijucas e R$ 369.236,87 a de Governador Celso Ramos, com uma área de 220 metros quadrados. A obra contou com contrapartida da prefeitura, que doou o terreno. A equipe de atendimento, mantida pelas prefeituras, conta com assistentes sociais, psicólogos e, eventualmente, advogados.
“Entre as funções do Cras estão a oferta do Programa de Atenção Integral à Família (Paif); a prevenção de situações de risco e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”, explica a coordenadora do Cras de Tijucas, Vanessa Machado Martins.
O Cras é uma unidade pública descentralizada da proteção social básica. Essa proteção prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos de convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada.
“É uma satisfação poder entregar estas obras. As novas unidades qualificam e credenciam o trabalho da assistência social. E assim, a equipe de profissionais dos municípios poderá atuar melhor e a população terá um atendimento mais digno”, destaca o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Geraldo Althoff.
Serviço:
24 de junho, sexta-feira
– Inauguração do Cras de Gov. Celso Ramos a partir das 11h na Rua 297, Loteamento Bosque da Colina, Bairro Areias do Meio.
– Inauguração do Cras de Tijucas a partir das 15h na Avenida Coleira, 465, Praça, Tijucas, (em frente à MSul transportadora).
Luciane Cotoman Lemos