O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), do Instituto Cidades Sustentáveis, divulgado esta semana, aponta uma melhora no desempenho de Governador Celso Ramos em 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O IDSC-BR é uma ferramenta que reúne dados e indicadores dos 5.570 municípios brasileiros e permite identificar aspectos positivos e fragilidades de cada cidade no cumprimento dos 17 ODSs da ONU a partir de 100 indicadores de fontes públicas e oficiais nacionais.
De acordo com o estudo, Governador Celso Ramos obteve pontuação geral de 51,98 (de um total possível de 100) e ficou na posição 1.058 de 5.570 municípios na classificação geral, à frente, por exemplo, de cidades como Biguaçu (47,05) e Tijucas (49,63). O nível de desenvolvimento sustentável é considerado médio.
Os Objetivos “Erradicar a Pobreza”, “Saúde de Qualidade”, “Reduzir as Desigualdades”, “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, “Produção e Consumo Sustentáveis” e “Ação Climática” ficaram com a melhor pontuação (de 60 a 79,99), e alcançaram o Nível de Desenvolvimento Sustentável Alto (Verde). O nível Muito Alto em Cor Verde Escuro (de 80 a 100) foi alcançado em “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”.
Para o secretário de Administração, William Wollinger Brenuvida, esses resultados demonstram que o município está no caminho certo para se tornar um paraíso verde entre as cidades sustentáveis, mas é preciso fazer o dever de casa para melhorar em todas os ODS.
“É muito importante trazer ao conhecimento da população que na gestão do Prefeito Marquinho nós melhoramos vários índices de desenvolvimento sustentável, e que isso tem relação com as nossas ações diárias. Saltamos da posição 1291 para 1058 entre 5570 municípios brasileiros, melhorando na erradicação da pobreza e redução das desigualdades, já somos uma cidade mais sustentável e trabalhamos com a produção e o consumo sustentável, e enquanto somos um lugar com mais paz e justiça, também ajudamos nas ações climáticas e temos uma saúde reconhecidamente de melhor qualidade. Ainda vamos melhorar mais, e faremos isso com seriedade e sempre ouvindo a população”, disse.