A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, vai iniciar, a partir desta segunda-feira (27/02), uma nova etapa da Campanha de Imunização contra a Covid-19 no município: a aplicação da dose de reforço da vacina bivalente Pfizer para os grupos prioritários.
A vacina bivalente, conforme Nota Técnica 01/2023 do Ministério da Saúde (MS), traz a proteção contra as novas variantes da Covid-19, que no último ano foram responsáveis pelo aumento do número de casos. Nesse sentido, a etapa tem a finalidade de impedir uma nova onda de casos e de morbimortalidade.
A nova etapa funcionará em cinco fases e respeitará um cronograma estabelecido pelo MS e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, que você pode conferir abaixo:
Fase 1 (a partir de 27 de fevereiro): pessoas com 70 anos ou mais; os pacientes imunocomprometidos com 12 anos ou mais; e a população das comunidades indígenas e quilombolas também acima dos 12 anos;
Fase 2 (a partir de 06 de março): pessoas de 60 a 69 anos de idade;
Fase 3 (a partir de 20 de março): gestantes e puérperas;
Fase 4 (a partir de 17 de abril): trabalhadores da saúde;
Fase 5 (a partir de 17 de abril): pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, população privada de liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medida socioeducativa (a partir de 18 anos) e funcionários do sistema de liberdade.
No município, a aplicação dos imunizantes acontece, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, Sala de Vacinação na Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e Pronto Atendimento (PA), no Bairro Calheiros.
Para receber a dose, é necessário comparecer ao local com qualquer documento com foto, CPF e Caderneta de Vacinação.