Escola municipais de Governador Celso Ramos adotaram um sistema de reconhecimento facial para garantir mais segurança para pais e alunos. Pelo projeto, o município será premiado como ‘Projeto Inovador 2024’ no 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes de Santa Catarina, que acontece nos dias 28 e 29, em Camboriú.
O evento, gratuito para prefeitos (eleitos e reeleitos), vereadores e servidores públicos, é uma iniciativa da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Camboriú. Ao total, 15 projetos serão reconhecidos na ocasião.
De acordo com o Diretor de Tecnologias e Mídias Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Governador Celso Ramos, Dener Quintino, a adoção de reconhecimento facial nas escolas representou uma modernização dos serviços públicos de educação ao substituir o método tradicional de registro de presença, tornando o processo mais ágil e preciso.
“Essa tecnologia permitiu a liberação rápida e eficiente de acesso às dependências da escola, eliminando a necessidade de registros manuais de entrada e saída e permitindo aos professores acompanhar a frequência dos alunos em tempo real. Ela também ajuda a monitorar a entrada de pessoas não autorizadas, o que previne situações indesejadas, como invasões, furtos ou violência”, destacou o diretor.
Outra vantagem do monitoramento facial, segundo Quintino, é saber quantos estudantes estão presentes na escola para preparação das refeições na quantia certa de forma a evitar desperdícios e ter o controle alimentar. “Menos desperdício de alimentos permite que o dinheiro economizado seja investido em outras áreas da educação, como melhorias do ambiente escolar, compra de equipamentos e aquisição de recursos pedagógicos”, completa o diretor.
O 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes vai reunir prefeitos, gestores, servidores, vereadores. Uma feira tecnológica acontecerá paralelamente ao ciclo de palestras e apresentações de inovações nas cidades. “Será um evento importante para pautar os novos eleitos sobre soluções disponíveis no mercado e como as administrações municipais caminham na implantação de governos digitais”, completa o diretor da RCD.
Além de modelos implantados nos municípios, o público do encontro terá acesso às soluções disponíveis pela IGTECH, eMaster, Conectaa Sistemas, Binär Tech, VoxCity, Flugo, Gove e o Portal de Compras Públicas. O congresso tem o apoio institucional das associações de municípios AMFRI, AMREC, AMURES, AMAUC, AMVALI, AMURC, AMERIOS, AMARP, AMESC, AMAVI, GRANFPOLIS, AMUNESC e Ampla Norte.
As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores públicos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/rcd.
Serviço:
7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes de Camboriú
Data: 28 e 29 de novembro
Horário: a partir das 08hs
Local: Ginásio Irineu Bornhausen
Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades: https://www.sympla.com.br/rcd
Informações via WhatsApp: (41) 3015-6812 ou pela imprensa@redecidadedigital.com.br
Autor: Evelin Moreira
Fonte: Rede Cidade Digital (RCD)
Créditos da Imagem: O Catharinense