O governador eleito Carlos Moisés (PSL) anunciou na tarde desta sexta-feira (23) – ao estilo Bolsonaro, via redes sociais – o nome de Paulo Koerich como futuro delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina. “É um homem íntegro, a gente acompanhou a carreira dele. Todos os lugares que eu fui, as pessoas que o conhecem sempre avalizaram o seu nome. Não é uma indicação política, é técnica, seguindo a linha do compromisso que o então Comandante Moisés tinha com as pessoas”, disse o futuro chefe do Poder Executivo de SC.
Koerich teve grande parte de sua carreira na região do Vale do Itajaí. Comandou a Delegacia de Gaspar entre 2004 e 2016, e também compôs o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Blumenau, entre 2016 e meados de 2018. Nos últimos meses, ele estava atuando novamente na Delegacia de Gaspar.
A indicação de Koerich para o cargo já estava sendo ventilada nos bastidores desde a semana passada. As primeiras informações nesse sentido circularam um pouco antes do feriado da Proclamação da República.
Moisés ainda não divulgou seu secretariado e deve dispôr do expediente das redes sociais para fazê-lo. Conforme o ex-comandante e futuro governador, as indicações devem ser estritamente técnicas.