Nesta segunda-feira, 5, foi assinado o contrato para a última etapa de restauro da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Centro de Florianópolis. O ato contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, do presidente da Ação Social e Cultural da Igreja São Francisco, Roberto Bentes de Sá, e do Frei Gunther Max Walzer, além de representantes da equipe técnica responável pela obra.
Nesta nova etapa, serão repassados R$ 5,9 milhões, divididos em oito parcelas. Os recursos são do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural). “É uma Igreja tem relevância histórica e cultural, além de turística”, comentou o secretário.
Os recursos serão utilizados para a restauração dos bens móveis e integrados contemplando a restauração das imagens sacras, via sacra, cinco retábulos, dois sinos e cruz metálica do frontão; criação dos espaços expográficos da igreja com execução do projeto de exposição e projeto e instalação da luminotecnia de destaque; adequações internas da igreja com instalação de portas de vidro nos vãos internos, fechamento dos vãos com as lojas com parede de gesso acartonado, instalação de relógio automatizado na torre, mecanização dos sinos, manutenção da descupinização das peças de madeira da igreja, instalação do sistema de climatização da igreja com controle de umidade; serviços complementares com limpeza diária da obra, desmobilização e limpeza final.
A Igreja foi inaugurada em 1815 e foi tombada pela Fundação Catarinense de Cultura em 1998. A previsão é que a obra fique pronta no primeiro semestre do próximo ano.