A Secretaria de Estado da Educação decidiu alterar o transporte escolar para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, em Biguaçu. Ao todo, cerca de 2.500 alunos da rede estadual de ensino foram impactados.
A alteração do Governo do Estado consiste em retirar o apoio financeiro que era repassado mensalmente para a Prefeitura de Biguaçu contratar frota de ônibus escolares para transportar esses alunos. A partir de agora, o próprio Estado vai cuidar disso, colocando saldo diretamente nos cartões dos alunos para que eles possam usar o transporte público local, no caso, da Biguaçu Transportes.
Esse modelo já era usado nos outros municípios da Grande Florianópolis, como Florianópolis, Palhoça e São José. O município de Biguaçu era uma exceção, com frota escolar administrada pela Prefeitura – que recebia recursos estaduais para isso. No entanto, o Estado decidiu padronizar o modelo.
NOVAS ROTAS E HORÁRIOS
Para essa alteração, o Governo do Estado criou novas linhas para a Biguaçu Transportes buscar os alunos em locais mais distantes, bem como novos horários. Agora, por exemplo, ônibus da Biguaçu Transportes sobem em alguns morros, o que antes não ocorria.
Mas a alteração não agradou pais de crianças, principalmente dos estudantes do Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano), pois a maioria tem entre 10 a 14 anos. Algumas crianças que tinham o ônibus escolar na porta de casa agora precisam caminhar até o ponto de ônibus mais perto e, isso, logicamente, desagradou os pais, principalmente por causa da segurança.
Insatisfeitos com a alteração, dezenas de pais de alunos procuraram a Prefeitura de Biguaçu e foram informados que a decisão foi unilateral do Governo do Estado, ou seja, que a Secretaria Estadual de Educação resolveu modificar o modelo sem consultar a Secretaria Municipal de Educação.
Na manhã desta quarta-feira, pais de alunos de Biguaçu protestaram contra essa medida, na tentativa de encontrar uma solução para o impasse.
A Secretaria de Estado de Educação foi procurada pela reportagem e, caso envie alguma posição, será publicada.