Santa Catarina passa a contar com 130 unidades do Sistema Nacional do Emprego (Sine). Este é o resultado com a assinatura de mais dois Acordos de Cooperação firmados entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), e as prefeituras de Palhoça e Grão Pará, nesta quarta-feira, 16. Com isso, as administrações municipais mantêm um ponto de atendimento do Sine, com supervisão estadual.
“Estamos ampliando as unidades do Sine no estado. Saindo da pandemia teremos uma grande demanda de emprego e Santa Catarina precisa desta intermediação, para fazer a ponte entre quem procura emprego e quem tem vagas em aberto. Temos a missão de proteger o emprego, tão importante quanto cuidar da saúde é também cuidar da manutenção dos salários”, frisa o secretário da SDE, Luciano Buligon.
Para o prefeito Hélio Alberton Junior, esta parceria selada com o Governo de SC é muito importante para Grão Pará, município que carrega o contraste entre Serra e Litoral e que nunca havia contado com os serviços do Sine. “Nesta semana, a SDE anunciou mais de cinco mil vagas de emprego em Santa Catarina. Nossa cidade tem oferta, mas não entrou na contagem. A partir de agora, com o apoio do Estado, vamos conseguir promover e fomentar ainda mais as oportunidades. Isto mostra o zelo da administração ao valorizar a questão do emprego”, ressalta.
Representando Palhoça, a secretária de Desenvolvimento Econômico Anna Paula Heiderscheidt disse que o retorno do Sine é uma grande conquista. “Neste momento em que estamos vivendo, ajudar os trabalhadores que buscam recolocação no mercado de trabalho e melhorar a qualidade de vida, promover bem-estar e saúde aos palhocenses estão entre as nossas missões”, conta.
Em seu pronunciamento, o diretor de Emprego e Renda da SDE, Diego Goulart, reforçou que o ato representa avanço para os trabalhadores de Palhoça e Grão Pará, já que eles não precisarão mais se deslocar até os municípios vizinhos para usufruir dos serviços do Sine.
“Estamos seguindo a orientação e diretriz do governador Carlos Moisés, e do secretário Buligon, que é aproximar os serviços públicos do cidadão catarinense. E neste tempo de pandemia, esta ação se torna ainda mais importante no fomento do emprego e renda no Estado. Seguiremos com as visitas aos municípios que ainda não possuem uma unidade do Sine”, pontua ele.
O ato de assinatura também contou com a presença de superintendentes e assessores do Estado e dos municípios.
Localização
Em Grão Pará, a unidade municipalizada do Sine será estruturada em uma sala na Rua Presidente Vargas, Centro, no prédio onde fica a Secretaria de Assistência Social da cidade.
Já em Palhoça, o posto do Sine funcionará dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Pedra Branca. O horário de funcionamento é das 13 às 19 horas, e o atendimento é feito por agendamento, pelo telefone (48) 3220-0427 ou pelo e-mail sine.palhoca@gmail.com.