A população de Biguaçu vai ganhar seu primeiro Parque Ambiental Urbano, que será construído na Lagoa do Amilton, no bairro Praia João Rosa. O convênio de R$ 200 mil que garante a implantação do parque foi assinado na tarde desta segunda-feira (10) pelo prefeito Ramon Wollinger (PSD) e pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, que no ato representou o governador Raimundo Colombo (PSD), ausente devido ao falecimento de um familiar.
A assinatura de convênio foi realizada no gabinete do prefeito e contou com as presenças do vice-prefeito, Vilson Norberto Alves (PP), secretários municipais, do presidente da Câmara de Vereadores, Ângelo Ramos Vieira (PSD), e vereadores.
Os recursos a serem investidos no local são provenientes do Fundo Social e serão aplicados na segunda fase de revitalização da lagoa. O projeto prevê a construção benfeitorias visando a prática de atividades físicas, de lazer e de educação ambiental, em uma área construída de cerca de 5,9 mil m², incluindo pista de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre, área de jogos e a instalação de mesas e bancos.
Ramon agradeceu ao secretário Vampiro e ao governador Colombo em somar forças com a Prefeitura para “tornar a Lagoa do Amilton um espaço dedicado à qualidade de vida da população, tornando a cidade mais humana e preservando o patrimônio ecológico que é a lagoa, pois poucos municípios possuem um espaço privilegiado como esse inserido no meio da cidade”.
“É uma ação importante e significativa poder possibilitar à sociedade que frequente um equipamento como o Parque da Lagoa do Amilton, dedicado ao lazer e às atividades físicas, além da educação ambiental”, afirmou o secretário de Infraestrutura.
Já o presidente da Câmara, Ângelo Vieira, ressaltou que “a assinatura deste ato é um momento especial para Biguaçu e é uma honra poder junto de meus pares no Poder Legislativo acompanhá-lo, pois representa mais uma conquista para toda comunidade, que poderá desfrutar desse espaço de convivência e lazer”.
A Lagoa do Amilton é uma área com aproximadamente 24,5 mil metros quadrados declarada de utilidade pública pelo ex-prefeito José Castelo Deschamps (PP), através do Decreto nº 56/2011. O local já passou por uma primeira fase de revitalização, entregue em junho de 2015, quando foi implantando um jardim fitoquímico para tratamento das águas, com recursos obtidos através de compensação ambiental.
O ato foi prestigiado pela superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi), Andréa Felipe, secretários de Administração, Daniel Luz; de Agricultura, Luan Pereira; de Obras, José Valdemar da Silveira; de Saúde, Heron Felício Pereira; de Planejamento, Matheus Hoffmann Machado; de Trânsito, Claudemir Aires; controlador municipal, Nacet Tomaz de Souza; e a procuradora geral do município, Karina Fonseca.
Também estiveram presentes os vereadores Douglas Borba (PP), Dr. Adriano Vicente (PSD), Ednei Müller Coelho (DEM), Elson João da Silva (PSD), Manoel Airton Pereira (PP) e Salete Cardoso (PR), bem como o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luiz Renato Ramos Petry.