Grande Florianópolis deve ter poucas chuvas nos próximos 10 dias e continuação da estiagem

Publicidade

As chuvas continuarão escassas em Santa Catarina nos próximos 10 dias, segundo boletim divulgado na manhã desta sexta-feira (9), pela Epagri/Ciram. O cenário de estiagem prolongada que já dura cerca de 60 dias se mantém, afetando os mananciais que abastecem a Grande Florianópolis e as principais regiões do Estado.

Conforme o comunicado, de hoje até o dia 18 de agosto, duas frentes frias de fraca intensidade devem se deslocar por SC, provocando chuva mal distribuída novamente e com valores pouco significativos. Uma delas no dia 10, com precipitações entre 2 a 5 mm, e outra nos dias 12 e 13, quando deve chover entre 10 a 15 mm no sul catarinense e em torno de 5 mm nas demais regiões.

Continua após a publicidade

“Essa condição meteorológica deve agravar a estiagem no Estado, pois atualmente existem 14 estações hidrológicas em situação de alerta e emergência”, pontuam os meteorologistas Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa, e o hidrólogo Guilherme Miranda.

A Grande Florianópolis é abastecida com água oriunda da Estação de Tratamento do rio Cubatão do Sul, em Palhoça, cujo manancial já está em estado de “emergência”, de acordo com o boletim hidrológico divulgado hoje.

Arte: Epagri/Ciram

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) tem emitido alertas à população solicitando economia no consumo para evitar um colapso no sistema. Vários bairros localizados em ponta de rede e locais mais altos em Biguaçu, Florianópolis e Palhoça já estão há dias com intermitência no fornecimento.

Publicidade