O VIA Estação Conhecimento é um grupo de professores e alunos da UFSC que busca transformar o conhecimento de forma clara e utilitária para a sociedade. O Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade participa do grupo e atua na pesquisa, na integração e no compartilhamento do conhecimento acerca dos habitats de inovação.
Em parceria com o setor de educação da Guarda Municipal de Florianópolis, o VIA realizou, sob a coordenação da professora Clarissa Stefani Teixeira, a capacitação de quase 200 professores da rede escolar municipal no tema Cidades Inteligentes, possibilitando sua atuação como multiplicadores junto aos alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Por volta de 9.000 crianças serão impactadas até o meio do ano.
Para aumentar o impacto da capacitação, os integrantes do VIA, da graduação ao doutorado, desenvolveram materiais de apoio aos professores, e games para que as crianças sejam envolvidas e se interessem por aprender sobre o assunto. Cada jogo educativo foi criado para a faixa etária da criança e seu contexto de aplicação.
A capacitação ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de maio com a especialista do grupo em Cidades Inteligentes, Ágatha Depiné. A pesquisadora é advogada, mestra e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, e dedica-se à pesquisa dos temas: desenvolvimento social, protagonismo cidadão, engajamento civil e formação do homem político na sociedade do conhecimento.
Cidades inteligentes são aquelas que integram a tecnologia de forma coordenada e sistematizada à sua gestão e que realizam de forma eficiente sua visão de futuro em seis principais dimensões – economia, pessoas, governança, mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida.
O tema da capacitação está alinhado ao contexto contemporâneo, voltado à preocupação com o futuro urbano e social, à maior participação cidadã e ao desejo de transformação.