Assessoria
A partir deste mês de julho, as aulas de Movimento Funcional da Unidade Básica de Saúde do bairro Tijuquinhas, em Biguaçu, serão realizadas na Associação dos Moradores de Tijuquinhas (Asmobati), todas as quintas-feiras, das 8h às 9h30.
O grupo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev), havia parado por falta de local apropriado, mas agora será realizado normalmente toda semana.
A fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), responsável pela atividade, Deise de Souza, explica que “o movimento funcional melhora a circulação sanguínea e diminui as dores causadas pelo sedentarismo, promovendo o aumento da flexibilidade e do equilíbrio”.
Ao final do encontro, a médica Anelise Nunes desenvolveu a técnica de auriculoterapia em todos os pacientes interessados. A auriculoterapia é uma terapia que consiste na estimulação com agulhas, sementes, objetos metálicos ou magnéticos em pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos.
A enfermeira Cristiane Silva de Jesus, explica que “o movimento funcional é indicado tanto para profissionais que buscam desempenho, quanto para iniciantes de todas as idades que se beneficiam ao exercitarem o corpo em todos os eixos e planos”.