Da Editoria – O grupo político do prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Ricardo Costa (MDB), entrou em pânico neste sábado após a divulgação da pesquisa Mapa/Biguá News , que aponta a liderança do candidato Gustavo José de Abreu, o Gustavinho (PL), com 36,3% das intenções de voto, 11,2 pontos percentuais à frente do candidato à reeleição. O resultado do levantamento aponta para mudança do grupo político que administrará a cidade a partir do dia 1 de janeiro de 2025.
Diante da iminência da derrota, partidários do MDB e até comissionados da Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, como o procurador municipal Lucas Silvy Santos, iniciaram a propagação de uma série de fake news tentando desacreditar o instituto Mapa. Inundaram os grupos de WhattsApp e as redes sociais com uma avalanche de mentiras, ilações e teorias de conspiração. Tudo isso por não aceitarem a vontade da população santo-amarense trazida à luz pelas entrevistas realizadas pelo Mapa.
Biguá News não precisaria sair aqui em defesa do instituto Mapa, pois o tamanho da empresa fala por si. Mas ressaltamos que o Mapa realiza pesquisas eleitorais há vários anos em Santa Catarina e é contratado por empresas como a Jovem Pan e o Grupo Notícias do Dia, por exemplo.
Em 2022, Mapa foi o único instituto que conseguiu visualizar o segundo turno entre Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT). Todas as outras pesquisas colocavam Jorginho contra Moisés ou Gean Loureiro. No segundo turno, Mapa acertou em cheio o resultado, eleição de Jorginho com 70% dos votos válidos.
Nas eleições municipais de 2020, Mapa acertou os resultados em Joinville, São José, Criciúma, Tijucas e Blumenau, por exemplo. Naquele ano, em Florianópolis, Mapa acertou em cheio a eleição de Gean Loureiro no 1º turno. Ou seja, o instituto cravou as eleições dos prefeitos de cidades de grande e médio portes em Santa Catarina. Isso demonstra credibilidade no trabalho realizado. É uma empresa de pesquisas que tem muita experiência e assertividade nos resultados.
As lágrimas da choradeira derramada neste sábado pelo grupo político do prefeito Ricardo Costas de nada adiantarão. O eleitor santo-amarense apenas relatou aos entrevistadores da Mapa os seus anseios, que no caso é de mudança na administração municipal. Se o resultado irá se confirmar, saberemos amanhã no começo da noite. Mas o histórico do instituto Mapa nos dá a certeza de que o índice de acertos é alto.
LEIA TAMBÉM:
Gustavinho lidera pesquisa para prefeito de Santo Amaro da Imperatriz
Pesquisa Vortex aponta para a reeleição de Salmir em Biguaçu
Pesquisa Vortex aponta vitória de Nelinho e Léo em Antônio Carlos
Prefeito de Santo Amaro tenta derrubar duas pesquisas, mas juíza indefere as ações