A Guarda Municipal de São José recebeu reforço no armamento para realizar as rondas nas ruas. Para operar o equipamento, a Guarda realiza a cada mês um treinamento com os agentes de segurança nos estandes de tiros.
O treinamento é feito com pistola, espingarda 12, carabina, fuzil e também com armamento não letal, a exemplo do sparc, bastão 90, sprays de pimenta e lançador de granada.
“Cumprimos com as exigências da Polícia Federal (PF), fazendo com que a Guarda Municipal esteja mais preparada para a utilização do armamento e possa defender a população com a certeza de que o equipamento vai funcionar corretamente. O importante do treinamento é a base, empunhadura e postura, para que acerte no local”, afirma o inspetor William César Leal da Silva.
Treinamento tático
Além do treinamento de tiro, os guardas também recebem treinos táticos, de acordo com as ocorrências que mais atendem, a exemplo de treinamentos de tiro dinâmico, embarcado e com barricada.
“Para evitar confrontos, aplicamos técnicas de abordagem e condução que ajudam a minimizar o risco e aumentar a segurança da situação. Mesmo com a aquisição de equipamentos novos, enfatizamos que o uso da arma é sempre o último recurso”, enfatiza a comandante.