O helicóptero Arcanjo 3, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e que fica na base da corporação em Blumenau, ficou danificado após um acidente, nesta segunda-feira de manhã, em Curitiba. A aeronave havia se deslocado para a capital paranaense para manutenção.
Piloto e copiloto estavam no aparelho no momento e sobreviveram sem escoriações. O acidente aéreo teria ocorrido no hangar onde o Arcanjo receberia inspeção. O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina ainda não deu informações oficiais sobre o ocorrido.
Neste domingo, a aeronave prestou apoio ao Arcanjo 1 (que fica em Florianópolis) no socorro à vítimas de um acidente frontal entre dois automóveis, na BR-282, em Alfredo Wagner.
Seguro
O comandante do Batalhão dos Bombeiros Militares de Blumenau, coronel José Gamba Júnior, disse, o Jornal de Santa Catarina, que houve apenas dano material e a corporação já faz os trâmites para acionar o seguro do Arcanjo 3. Com recursos do Pacto por SC, o novo helicóptero foi comprado por R$ 11 milhões em processo licitatório realizado neste ano. A entrega oficial foi realizada pelo então secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, no último dia 17 de março.
Nota Oficial do Corpo de Bombeiros:
A aeronave Arcanjo-03, (PR-YCB) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que opera em parceria com o SAMU e que está baseada em Blumenau, atendendo a toda a região do Vale do Itajaí, sofreu um acidente na na manhã desta segunda-feira (25/04) no Aeródromo de Piraquara (SISY) no Paraná.
O acidente ocorreu durante procedimentos de decolagem. O piloto e copiloto sofreram apenas escoriações e passam bem.
Somente após necessários procedimentos investigatórios pelos órgãos responsáveis (Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico – SERIPA V) as causas do acidente poderão ser confirmadas.
A aeronave é segurada e tinha como destino final o Aeroporto do Bacacheri – SBBI (também no Paraná), para instalação de equipamentos complementares, a exemplo das outras aeronaves da Corporação, e havia decolado de Florianópolis pousando no Aeródromo de Piraquara para tratativas junto à uma empresa de instrução de voo. O acidente ocorreu nos procedimentos de decolagem do Aeródromo de Piraquara para o Aeroporto de Bacacheri.
Desde outubro de 2015 o Vale do Itajaí é atendido pelo Arcanjo-03, e mais especificamente pela aeronave acidentada desde 17 de março de 2016. Mais de 183 pessoas já foram socorridas na região em número superior a 200 ocorrências atendidas.