Um homem foi preso no município de Antônio Carlos, no decorrer de quarta-feira (27), sob a acusação de praticar violência doméstica. A detenção faz parte da Operação “Marias”, desencadeada pela Polícia Civil em Santa Catarina, visando combater esse tipo de crime que ocorre entre quatro paredes. O nome dele não foi divulgado.
No Estado foram feitas ontem 48 prisões de agressores de mulheres, crianças e adolescentes, além de cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e fiscalizadas 620 medidas protetivas. O trabalho visa frear os índices de violência doméstica no Estado, em especial o feminicídio, através de ações que extraiam dos agressores qualquer sentimento de impunidade.
A operação tem caráter nacional em parceria com o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) e é realizada também em outros estados do Brasil.
As prisões são preventivas, de sentença definitiva determinadas pela Justiça ou em flagrante. Os motivos das prisões são crimes como violência sexual, estupro de vulnerável, ameaça, lesão corporal, descumprimento de medida protetiva e posse irregular de arma de fogo.
O nome “Marias” faz referência à Maria da Penha Maia Fernandes, vítima emblemática de violência doméstica, referencial na luta em defesa dos direitos das mulheres e cujo nome é emprestado à lei “Maria da Penha”, uma ferramenta fundamental no combate à violência doméstica de familiar.
Levantamento preliminar das cidades em que houve prisões: