Um homem que reside na zona rural de Biguaçu foi preso, nesta quarta-feira (4) à tarde, por uma guarnição da Polícia Militar Ambiental (PMA). O sitiante mantinha em cativeiro 14 pássaros nativos, uma espingarda calibre 12, duas armadilhas artesanais calibre 12 e 36 (feitas para serem desarmadas ao encostar em um fio), 95 munições (65 deflagradas e 30 intactas), seis alçapões e 15 gaiolas.
De acordo com informações da PMA, os policiais faziam patrulhamento na área rural do município para fiscalização de combate à prática de caça e transporte de produtos e espécimes oriundos da fauna e flora silvestre, quando avistaram o portão de uma propriedade aberto. A guarnição entrou para averiguar artigos suspeitos. À distância da residência, foram avistados, na garagem, pássaros em cativeiro (gaiolas), identificados naquele momento como Trinca Ferro, Coleira e Tico tico.
Na abordagem, a proprietária informou que as aves pertenciam ao seu marido, bem como que o mesmo havia saído há poucos instantes. Quando em recolhimento dos pássaros, foram avistados outros dois no interior da residência, da espécime Coleira, e um viveiro nos fundos da moradia com outros da espécime Trinca Ferro.
Os policiais então solicitaram que a mulher acompanhasse a entrada da guarnição na residência para vistoria. Nisso, o dono da casa foi visto escondido ao lado de um guarda roupa de um dos quartos. Em outro cômodo, foi localizado uma garrucha calibre 36 municiada, fixada em um furo na parede direcionado para o viveiro, com fio de arame para desarme do gatilho amarrado nas portas do viveiro, onde estavam pássaros da espécime Trinca Ferro.
Ainda no cômodo foi encontrada uma espingarda calibre 12 municiada ao lado do guarda roupas, munições calibres 12, 36 e 32 em uma gaveta. O proprietário alegou que as armas eram para sua defesa e que possuía registro da espingarda, o qual foi apresentado e constatado que estava vencido desde o ano de 2012. Na área de serviço foi localizado um recipiente com outros cartuchos deflagrados de calibre 12.
Continuando com a vistoria, na área externa, foi localizada uma arma de fabricação caseira calibre 12, municiada, feita com pedaços de cano. Seu acionamento se dava quando alguém, ao chegar nas proximidades da residência, encostava em um fio de arame.
O proprietário do sítio foi conduzido à Central de Plantão Policial de São José, onde foi lavrado o flagrante, informa o sargento Marcio Carlos Botelho.