A Polícia Militar de Biguaçu prendeu um homem, nesta quarta-feira (7), em uma propriedade localizada na Estrada Geral Sorocaba de Fora, acusado de maus-tratos ao seu próprio cachorro de estimação. Ele desferiu cinco machadadas no animal e ainda tentou terminar de matá-lo a pauladas. O cão chegou a ser levado para um hospital veterinário por um vizinho do acusado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 12h de hoje.
Após ser avisada do ocorrido, a PM enviou uma guarnição ao local para averiguar o caso. Um irmão do autor do crime relatou aos policiais que o mesmo chegou alcoolizado na residência onde morava com sua mãe. Afirmou ainda que o agressor residia na mesma casa até semana passada e no dia de hoje voltou para buscar o seu cachorro. Porém, na hora de levar o cão, o mesmo desferiu os golpes no animal.
Enquanto a PM conversava com as pessoas sobre o fato, o autor do crime voltou ao local do ocorrido, sendo então dado voz de prisão ao homem, que resistiu e tentou fugir. Ele foi preso e conduzido até a Central de Plantão Policial de São José, onde foi lavrada a ocorrência.
A atual Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998) prevê detenção de 3 meses a 1 ano e multa para quem praticar maus-tratos a animais, além do aumento da pena de um sexto a um terço nos casos da morte do animal.