A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (15), em Blumenau, um homem que aplicava o golpe do “boa noite Cinderela” em suas vítimas para furtá-las. A detenção do golpista ocorreu por meio da Operação Mentionica, que é um desdobramento de prisão em flagrante por evasão de divisas, ocorrida no último dia 16 de abril, na rodovia BR-101.
Naquele dia, o indivíduo foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) quando transportava USD$ 20 mil, diversas outras moedas estrangeiras e uma caixa com medicamentos entorpecentes para colocar em bebidas e fazer as pessoas entrar em sono profundo. Ele voltava de viagem ao exterior, sem que tivesse comunicado à repartição federal competente que portava tais valores.
Nesta terça-feira, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, em Blumenau, expedidos pela 7ª Vara Federal de Florianópolis, especializada em crimes financeiros e de lavagem de dinheiro.
No decorrer das apurações, foi averiguado que o investigado utilizava nome falso e que havia sido condenado pela Vara Criminal de Matinhos (PR) há cerca de 20 anos. Desde então, usava diversas identidades falsas para não se apresentar à Justiça brasileira. Há indícios de que teria se evadido do Brasil e confeccionado passaporte falso, tendo sido deportado da França após ter cumprido pena privativa de liberdade pela prática de roubo, quando reduzia a capacidade de resistência de suas vítimas, dopando-as, no golpe conhecido como “boa noite cinderela”.
Foi apurado que o investigado teria praticado outros crimes utilizando nomes falsos, e que ele e sua companheira estariam movimentando recursos consideráveis, inclusive transitando pelas fronteiras com o Uruguai e Paraguai.