A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DCE/DIC), concluiu inquérito policial sobre estelionato e o suspeito foi preso preventivamente pela autoria do crime.
Após receber boletins de ocorrência envolvendo negociações de telefones pela internet, a unidade da PCSC passou a investigar os fatos e identificou um homem de 43 anos como o principal suspeito pela fraude.
A investigação mostrou que o estelionatário procurava celulares, preferencialmente IPhones, em marketplaces via internet, e, após negociar com a vítima, apresentava um falso comprovante de pagamento, apoderando-se do bem. Quando a vítima percebia que não tinha recebido o pagamento, já havia perdido o aparelho para o falsário.
Concluída a investigação, o inquérito policial foi remetido a juízo, com representação da Delegacia de Combate a Estelionatos pela prisão preventiva do investigado. Após manifestação favorável pelo Ministério Público, o Poder Judiciário deferiu a prisão e o estelionatário foi preso em abordagem realizada pela Polícia Militar. Ele está respondendo atualmente a uma ação penal.
Até o momento, foram identificadas seis vítimas do golpe. A Polícia Civil alerta a população que procure a DCE/DIC, caso tenha sofrido esse tipo de golpe na região recentemente. O contato pode ser feito pelo e-mail: dce@pc.sc.gov.br.
Por fim, a PCSC também alerta a população para não entregarem objetos em negociação até a confirmação definitiva do pagamento em conta, principalmente quando a negociação é oriunda da internet, com pessoas estranhas ao seu convívio cotidiano.