Hospital de Biguaçu já registra 84 mil atendimentos a pacientes

Publicidade

O Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass já soma mais de 84 mil atendimentos, nos 19 primeiros meses de funcionamento. A unidade foi inaugurada em agosto de 2015 e, desde então, vem realizando consultas, procedimentos, exames e cirurgias eletivas (aquelas marcadas com antecedência e que são de baixa e média complexidade).

Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, centenas de pacientes que aguardavam atendimento em fila de espera há anos passaram por procedimentos médicos que melhoraram sua qualidade de vida.

Continua após a publicidade

A paciente Salete Carmen Thives Ferreira, que estava no quarto após a realização de uma cirurgia de proctologia, relatou que estava esperando por este atendimento há um bom tempo na fila de espera e nada acontecia, devido à alta demanda nos hospitais da Grande Florianópolis. “Como essa cirurgia é muito cara, talvez eu tivesse que vender algo para realizá-la, mas graças ao Hospital de Biguaçu eu pude fazer aqui pelo SUS. Todas as vezes que eu procurei o médico, fui bem atendida, desde a portaria até ir embora. O ambiente é muito limpo e maravilhoso. Já saí deste problema [de saúde] e com 64 anos eu quero viver”.

Rodrigo Thives, filho da paciente, destacou que “graças ao trabalho da Prefeitura e do prefeito Ramon que a minha mãe foi salva. É a primeira vez que estamos precisando do atendimento deste hospital e desde o início até agora está muito bom e organizado, a estrutura é muito caprichada, só tenho a agradecer”.

A estrutura e funcionamento

O Hospital Regional de Biguaçu é uma unidade de atendimento eletivo, voltado ao atendimento de pacientes encaminhados por agendamento prévio, para atendimento em ambulatórios clínicos, cirúrgicos e exames especializados. Desse modo, o acesso ao hospital inicia-se pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são responsáveis pelos agendamentos dos pacientes.

Contando com três salas de cirurgia, o hospital vem realizando cirurgias eletivas de baixa e média complexidade em seu centro cirúrgico, nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Otorrinolaringológica, Cirurgia Proctológica, Cirurgia Urológica, Cirurgia Ortopédica, Cirurgia Vascular, Oftlmologia e Ginecologia.

A unidade ainda realiza exames de imagem, como tomografias computadorizadas, ultrassonografias, exames de radiodiagnóstico (raio x), ultrassonografias com doppler, endoscopia, colonoscopia e ressonância magnética.

Neste mês de março, o hospital passou a oferecer o serviço de odontologia hospitalar para portadores de necessidades especiais, programa criado pela Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu, por meio da direção odontológica. O projeto “Biguaçu cuidando de um sorriso especial” foi incluído no planejamento como prioridade, considerando o alto grau de complexidade para sua implantação e sua grande resolutividade ao um público específico.

A gestão do hospital é de responsabilidade da Beneficência Camiliana do Sul (São Camilo), entidade contratada pela Prefeitura após processo licitatório. A unidade de saúde fica localizada ao lado do loteamento Deltaville, no bairro Beira Rio, de fácil acesso pelas rodovias BR-101 e SC-407.

As informações são da assessoria.

Publicidade