O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger (PSD), informou em entrevista ao Biguá News, na tarde desta sexta-feira (10), que a inauguração da maternidade no Hospital Regional Helmuth Nass será no próximo dia 1º de setembro, às 9h. A data foi definida no decorrer do dia de hoje, após reuniões com o diretor da unidade, Cláudio Marmentini.
A abertura ocorrerá após a confirmação do depósito de R$ 350 mil do Governo do Estado, que auxiliará no custeio das equipes médicas e de toda a estrutura necessária para realização dos partos. Os recursos foram garantidos após articulação política do prefeito e de sua equipe de secretários ao longo dos últimos meses. Os repasses deverão ser mensais.
“Foi uma articulação que ocorreu desde o ano passado e conseguimos essa vitória para nossa cidade. Haverá também um aporte aqui do município de Biguaçu para poder completar a quantia necessária para o funcionamento da maternidade. A Prefeitura fez tudo o que foi necessário para chegar a esse momento, mas isso a gente já vem trabalhando desde que abriu o hospital”, comentou Wollinger.
A maternidade funcionará com capacidade inicial de até 160 partos ao mês, contando com 21 leitos. Os atendimentos serão de portas abertas, por livre demanda da população dos 22 municípios que compõem a região da Grande Florianópolis. A nova estrutura contará com um Centro de Parto Normal (CPN), com três salas de parto humanizado chamadas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e um Centro Obstétrico (CO), com duas salas cirúrgicas, para a realização de cesáreas quando houver indicação médica.
O diretor do hospital informou que nesta sexta-feira foram tomadas decisões que estavam pendentes, aguardando o suporte do Estado. “Nós já disparamos alguns processos que são necessários, como contratação de profissionais. Já havíamos encaminhado bastante coisa, mas precisava da certeza [do repasse do Estado] para colocar para funcionar. Agora é um processo de estruturação de alguns serviços que a gente precisa para abrir a unidade com segurança para o paciente e para os profissionais que irão trabalhar na maternidade”, falou Marmentini.
A administração da maternidade caberá à entidade filantrópica Beneficência Camiliana do Sul, a São Camilo, que já é responsável pela prestação dos demais serviços do Hospital Regional de Biguaçu, inaugurado em agosto de 2015 e construído pela Prefeitura com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal.
Leia também: