Assessoria
O Hospital Regional de Biguaçu iniciará sua segunda etapa de funcionamento, a partir desta quinta-feira, quando passará a entrar em operação a internação com cirurgias eletivas de baixa e média complexidade. A primeira cirurgia está marcada para as 14h. A paciente vai se internar às 11h e será preparada para os procedimentos.
Os pacientes atendidos no Hospital de Biguaçu têm apontado os serviços como excelente e bom, o que garante que a unidade está no caminho certo e oferecendo serviços de alta qualidade. A gestão do hospital é de responsabilidade da Beneficência Camiliana do Sul – São Camilo, entidade contratada pela Prefeitura após processo licitatório.
O repasse dos recursos para a entidade foi garantida pelo prefeito municipal, Ramon Wollinger, em reunião realizada no último dia 26/11 na Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, onde assinou o Plano Operativo Anual de Serviços Ambulatoriais e Hospitalares para o Hospital Regional de Biguaçu.
Além do prefeito, estiveram participando da reunião com secretário de Estado da Saúde de SC, João Paulo Kleinubing, o secretário municipal de Saúde, Ângelo Ramos Vieira, o procurador geral do município, Drº Daniel Luz, o diretor do Hospital Regional de Biguaçu, Claudio Marmentini, e o superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde, Leandro Adriano de Barros.
O funcionamento
Seguindo o cronograma de funcionamento, o Hospital Regional de Biguaçu prossegue com os atendimentos ambulatoriais, atendendo pacientes que aguardavam em fila à espera de consulta com médicos especialistas em anestesista, cardiologia geral, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, nefrologia, neurologia geral, otorrinolaringologia adulto e infantil, pneumologia, proctologia, reumatologia, urologia e ortopedia.
O Hospital também conta com exames de apoio e diagnóstico de média complexidade em radiologia, eletrocardiograma, ultra-sonografia, ecodoppler e ecocardiografia transtorácica. E exames de apoio e diagnóstico de alta complexidade em tomografia. As especialidades são 100% reguladas via SISREG (Sistema Nacional De Regulação) pela Central de Regulação de Biguaçu.
Internação clínica e cirurgias de baixa e média complexidade
O Hospital Regional de Biguaçu contará com cirurgias de caráter eletivo de ortopedia, proctologia, urologia, otorrinolaringologia, vascular (varizes) e cirurgia geral. Já as internações serão realizadas para clínica médica, clínica cirúrgica e pediatria.
Contando com 02 salas de cirurgia, o Hospital passará a contar com cerca de 54 funcionários. A unidade possui um total de 110 leitos e 70% dos atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já a terceira etapa ainda a ser realizada, será o funcionamento a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
O diretor do Hospital Regional de Biguaçu, Claudio Marmentini, relatou que “o importante é a parceria e entendimento que estamos tendo com o município, e agora chegou o momento para colocar o Hospital para fazer cirurgias eletivas. A nossa meta é fazer um trabalho com segurança e qualidade para nossos pacientes. Nossa preocupação inicial não é fazermos volume, e sim um trabalho para que possamos implementar um serviço que funcione 24 horas, com ótimo atendimento, e a partir daí incrementar mais cirurgias para que possamos ampliar nossas especialidades”.
É importante ressaltar que os pacientes com consultas e cirurgias agendadas não faltem nos horários marcados.
Autoridade opinam
“Biguaçu está fazendo história, inaugurando um hospital e colocando em pleno funcionamento num ano tão complicado como este. Isso mostra o comprometimento da Prefeitura Municipal e o projeto tão sonhado para a população que foi o Hospital Regional de Biguaçu. A unidade está sendo referência em atendimento e cirurgias de toda região da Grande Florianópolis.” – prefeito de Biguaçu Ramon Wollinger.
“O Hospital de Biguaçu tem a importância gigantesca para o nosso município, e agora estamos dando um importantíssimo passo adiante começando a realizar as internações dos pacientes para as cirurgias eletivas. Desde a abertura, conseguimos atender pacientes que aguardavam em longas filas de esperas por anos em outros hospitais, e isso nos traz uma grande satisfação.” – secretário municipal de Saúde Ângelo Ramos Vieira.
“É um grande avanço que conseguimos junto com o prefeito Ramon Wollinger e com o secretário da Saúde de Biguaçu, Ângelo Ramos Vieira” – secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing.
Sobre o Hospital
O Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass foi construído pela Prefeitura de Biguaçu com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, o hospital foi o primeiro a ser entregue nos últimos 30 anos na Grande Florianópolis.
O nome escolhido para a unidade homenageia um dos primeiros farmacêuticos a atender no município. A unidade é totalmente térrea e fica localizada ao lado do loteamento Deltaville, no bairro Beira Rio, sendo um local de fácil acesso pelas rodovias BR 101 e SC 407.
O funcionamento do hospital para atendimento ambulatorial está sendo realizado das 7h às 19h. E o funcionamento para as cirurgias eletivas e internação será 24 horas/dia.
O Hospital de Biguaçu é uma unidade de atendimento referenciado, também chamado de modelo “portas fechadas”, o que na prática significa que os pacientes deverão ser encaminhados por outros serviços de saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e ambulância da Concessionária Autopista Litoral Sul.