O Hospital Regional de Biguaçu Helmut Nass completa nesta quinta-feira, 26 de agosto, seis anos de funcionamento. Inaugurado em 2015, a unidade hospitalar foi construída pela Prefeitura de Biguaçu com apoio dos governos Estadual e Federal e é administrado pela Entidade Filantrópica Beneficência Camiliana do Sul – São Camilo.
Desde a inauguração, foram realizados mais de 360 mil atendimentos. Os pacientes são encaminhados pelas Secretarias de Saúde dos 22 municípios da Grande Florianópolis e o atendimento é 100% custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com um quadro formado por mais de 250 profissionais, o Hospital Regional de Biguaçu atende as seguintes especialidades: ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral, cirurgia vascular, anestesiologia, cardiologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia, oftalmologia e urologia. Além disso, são realizados por uma equipe multidisciplinar, atendimentos nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, assistência social, psicologia e farmácia clínica. Também são realizadas cirurgias de baixa e média complexidade.
A estrutura física conta com a clínica médica (leitos de retaguarda), clínica cirúrgica, clínica obstétrica, centro de parto normal, unidade de terapia intensiva (UTI) e ala Covid, centro cirúrgico/obstétrico, ambulatório de especialidades e sala de raio-x.
Junto ao Hospital e prestes a completar três anos, funciona a Maternidade 24 horas. O espaço conta com um Pronto Socorro obstétrico onde são atendidas gestantes com baixo risco e por demanda espontânea. Desde a abertura foram realizados mais de quatro mil partos. O atendimento é humanizado e as pacientes podem ouvir música, utilizar banheira, bola de pilates, receber massagem e ficar com o seu acompanhante.
“Este é um momento muito importante e por isso quero destacar a parceria entre nós da São Camilo com a Prefeitura de Biguaçu e com os demais municípios da região para que possamos oferecer serviços cada vez melhores, e também fazer um agradecimento especial à todos os nossos colaboradores, que principalmente, no último ano, têm se dedicado tanto no exercício de sua função”, destaca o diretor do Hospital, Márcio Sotana.
A partir de 1 de setembro serão realizados exames de tomografia computadorizada, um procedimento de imagem não invasivo que auxiliará no diagnóstico dos pacientes. O equipamento, um tomógrafo de 16 canais, foi adquirido com recursos do Hospital e instalado em uma sala adaptada para execução dos procedimentos. Para o custeio da adequação, o município repassou o valor de R$ 100 mil. Inicialmente serão realizados exames nos pacientes do hospital e na sequência, conforme acordado no Plano Operacional, será estendido a pacientes que estão em fila de espera.
“Temos a saúde como uma das prioridades da nossa gestão e desde que assumimos o município estamos trabalhando junto à administração do Hospital para ampliar a oferta de serviços, temos investido em equipamentos e queremos tornar a Saúde de Biguaçu referência na Grande Florianópolis. Quero cumprimentar todos os funcionários, a direção, nossos servidores do município e toda população biguaçuense pelos seis anos do Hospital Regional de Biguaçu”, comenta o prefeito Salmir da Silva.