Nem mesmo a chuva foi capaz de afastar os cerca 160 caminhantes, que vieram de diversas regiões, para participar do I Circuito Internacional de Caminhada na Natureza em Biguaçu. Realizado no último domingo (29), com concentração na Capela São Mateus, em Três Riachos, o evento é uma ação das Secretarias de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer e de Agricultura, Pesca e Aquicultura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC).
O percurso principal, que teve 7,5 quilômetros, contou com três pontos de apoio, com banheiros, lavatórios, distribuição de água, produtos da agricultura familiar e apresentação cultural. Já o trajeto alternativo teve mais 5 quilômetros, e levou à um engenho de farinha artesanal, promovendo uma verdadeira volta ao passado. Lá os visitantes puderam conhecer as etapas de produção da farinha e ver a roda d’água em funcionamento, além de degustar a farinha com laranja e banana e tirar fotos do tradicional carro de boi. Aqueles que chegavam cansados puderam ainda ganhar uma carona de trator.
Ao fim da caminhada um almoço foi preparado e servido pelo Conselho Pastoral Comunitário da Capela São Mateus. Os participantes também puderam fazer compras na feirinha de produtos artesanais e da agricultura familiar, e apreciar diversas apresentações culturais.
O cerimonial de abertura foi conduzido pelo gerente de Turismo, Luiz Gustavo da Silva, que atuou ativamente na organização do evento, e contou com a participação do prefeito, Salmir da Silva, do vice-prefeito, Alexandre Martins de Souza, dos secretários Davi Oliveira e Pedro Nau, do vereador Luan de Souza Pereira, que representou o Poder Legislativo, dos demais vereadores, do presidente da Anda Brasil, Rafael Freitag e do gestor de Turismo do Sebrae-SC, Alan Claumann.
O Circuito foi planejado com o propósito de estimular e promover a integração com a natureza e o desenvolvimento territorial sustentável através de caminhadas no meio rural, bem como o envolvimento com a agricultura familiar e com a comunidade e a valorização da cultura local. O roteiro é nacionalmente credenciado sob o código 2287 pela ONG Anda Brasil, que atua na promoção de caminhadas contemplativas, e internacionalmente pelo Instituto dos Esportes Populares – IVV, com sede na Alemanha.
Depoimentos dos caminhantes
Estou achando o Circuito sensacional, valeu a pena a experiência. A cidade é linda, tem um grande potencial e dá vontade de voltar muitas vezes para conhecer ainda mais pontos turísticos”. Simone Borba, 47 anos, Paranaguá- PR.
“Venho participando de Caminhadas na Natureza há muitos anos e hoje estou retomando essa prática após quase dois anos de pandemia. Estou achando fantástico e muito organizado. O município está de parabéns”. Marlene Zarovisk, 63 anos, São José dos Pinhais-PR.
“É a primeira vez que visito Biguaçu. Estou gostando bastante, a cidade é muito bonita, o povo é muito acolhedor e com certeza gostaria de voltar mais vezes “. Gabriel Sgaborsa, 22 anos, Paranaguá-PR
“A ideia da caminhada é muito interessante, com a inserção do turista no meio rural e a viabilização da experiência com a agricultura familiar, agrega bastante ao município. Eu vim para acompanhar a minha namorada e estou tendo uma surpresa muito agradável, por meio da estrutura que preparam para nos receber”. Cézar Nascimento, 38 anos, Torres-RS.
“Muito boa a iniciativa, vou participar dessa edição e das próximas que vierem. Essa é uma forma de evidenciar as belezas naturais do nosso município. Os responsáveis estão de parabéns”. Henrique de Azevedo, 62 anos, Biguaçu-SC.