Ideb de Biguaçu está acima da meta no ensino fundamental

Publicidade

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 na rede municipal de ensino, em Biguaçu, está acima da meta no ensino fundamental, nas séries iniciais, e abaixo no ensino médio. Os números foram divulgados  nesta quinta-feira (8), pelo  Mistério da Educação (MEC), no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas  Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – que aplica a prova.

O Ideb é um indicador de qualidade dos ensinos fundamental e médio. O índice avalia a qualidade do ensino no país, com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar, obtidos por meio de avaliações do MEC. As provas ocorrem a cada dois anos.

Continua após a publicidade

De acordo com os dados analisados por Biguá News, o Ideb 2015 do ensino fundamental, séries iniciais (até a quarta-série – quinto ano) de Biguaçu foi de 5.7, que é maior que a meta projetada pelo MEC, de 5.1 O histórico revela que, nas seis avaliações realizadas nos últimos dez anos, o índice esteve acima da meta quatro vezes (2007, 2009, 2011 e 2015),e abaixo dela por duas vezes (2005 e 2013).

Já o Ideb do ensino fundamental nas séries finais (até oitava série – nono ano) na rede municipal de Biguaçu foi de 4.3, ficando abaixo da meta, que era de 5.0. Desde o ano de 2005, o Ideb desse ano escolar  nas escolas da rede municipal biguaçuense esteve acima da meta apenas em 2011.

A secretária de Educação de Biguaçu, Márcia Rodrigues de Azevedo, informou que e os alunos e professores do ensino fundamental foram preparados através de reuniões e simulados para esta avaliação. Foram revisadas as dificuldades que os educandos encontraram na última prova do Ideb e trabalhado a partir delas.

“Mais que um resultado positivo no Ideb, nosso compromisso é com a qualidade da educação, é garantir aos nossos alunos que se apropriem dos conhecimentos mediados por seus professores, que tiveram formação continuada ao longo do ano para aperfeiçoarem suas práticas pedagógicas. O nosso objetivo é ensinar aos nossos alunos e garantir a aprendizagem com práticas inovadoras e criativas. Além disso, a Prefeitura Municipal considera a Educação um investimento, e oferece alimentação saudável e de qualidade, transporte escolar e os melhores professores”, disse a secretária, à reportagem.

Márcia assegurou que o ensino médio é de responsabilidade do Estado, “mas os educandos do fundamental de hoje que melhoraram o seu desempenho irão mudar este resultado no futuro”.

Rede Estadual

O índice obtido pelos alunos do ensino médio da rede estadual de ensino em Biguaçu foi de 4.2, quando a meta estabelecida pelo MEC era de 5.0. O histórico mostra que, das seis provas realizadas desde 2005, o Ideb da rede estadual – no município – ficou acima da meta por duas vezes (2009 e 2011) e abaixo em outras quatro provas (2005, 2007, 2013 e 2015).

Veja as notas do Ideb 2015 na rede municipal de ensino em Biguaçu (Clique nas imagens para ampliá-las)

 O Ideb 2015 pode ser pesquisado no site do Inep.

*Atualizada às 15h55

Publicidade