Inaugurados 20 novos leitos de UTI no Hospital de Caridade em Florianópolis

Publicidade

O governador Raimundo Colombo e o secretário da Saúde, João Paulo Kleinunbing, participaram da inauguração de mais 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Centro Intensivo de Alta Complexidade Senhor Jesus dos Passos, no Hospital de Caridade, em Florianópolis. A partir desta quinta-feira, a unidade passa a contar com 40 leitos no novo bloco de 7 mil metros quadrados. O investimento foi de R$ 8,5 milhões do Governo do Estado e mais R$ 23 milhões com recursos do próprio hospital.

“A nova estrutura vai garantir condições muito especiais de atender à crescente demanda da sociedade catarinense, é um avanço extraordinário. Vai melhorar toda a saúde, é o que a moderna medicina exige. Quando se dá agilidade e melhora esse atendimento de UTI e de cirurgias de alta complexidade, melhora todo sistema do hospital e da saúde da região. Aqui está se instalando um sistema do mais alto nível. É um avanço tecnológico e operacional de grande importância”, disse o governador.

Continua após a publicidade

Na estrutura atual, o hospital oferece 212 leitos. O grupo conta com um corpo técnico de 300 médicos credenciados e 900 funcionários. A maior parte dos atendimentos, segundo a direção, é pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Entregamos nesta manhã, um ambiente moderno e de ponta, um centro cirúrgico e uma UTI de primeiro mundo. O atendimento será ampliado, pois a necessidade é sempre muito grande. É uma grande conquista”, salientou o provedor do hospital, Luiz Mário Machado.

O secretário da Saúde destacou que a nova estrutura representa um grande momento para Grande Florianópolis e Santa Catarina. “Vamos continuar avançando. Um das demandas mais importantes é a Saúde. Hoje são novos leitos com equipamentos modernos que vão permitir ainda mais eficiência e qualidade”, afirmou Kleinunbing.

O diretor técnico e médico do hospital, Marcelo Alberton Herdt, explicou que com a nova estrutura será possível dar um suporte maior aos pacientes. “A unidade começa a funcionar hoje à tarde. Os dados de cada leito possuem monitorização direta nos pacientes e uma câmera mostra a imagem e a movimentação no quarto. Os dados individuais de cada box são encaminhados até a central de monitoramento, onde ficam os médicos e enfermeiros que podem do local ter a informação de todos os pacientes nos leitos”, informou.

O hospital

O Imperial Hospital de Caridade foi inaugurado no dia 1 de janeiro de 1789, sendo o primeiro hospital de Santa Catarina (e 12ª Santa Casa construída no Brasil) voltado para o atendimento da população do Estado. Ao longo dos seus mais de 200 anos, passou de uma pequena construção edificada ao lado da Capela Menino Deus, no Centro da Cidade, a referência no atendimento médico hospitalar. O hospital é uma instituição filantrópica, que atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por convênios privados, e tem como mantenedora e gestora a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.

Publicidade