O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo potencial de tempestade em Florianópolis e cidades da região da Grande Florianópolis. O aviso, válido entre 7 e 8 de maio de 2026, destaca o risco para ventos intensos de até 60 km/h e de granizo. O INMET divide os alertas em três níveis de severidade:
- Perigo potencial (amarelo)
- Perigo (laranja)
- Grande perigo (vermelho)
O instituto alerta para chuvas de até 50 mm por dia e ventos intensos de até 60 km/h. Há um baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As cidades que devem ser atingidas pelo alerta amarelo de tempestade, segundo o INMET, são:
- Florianópolis – SC
- Palhoça – SC
- São José – SC
- Águas Mornas – SC
- Alfredo Wagner – SC
- Angelina – SC
- Anitápolis – SC
- Governador Celso Ramos – SC
- Major Gercino – SC
- Canelinha – SC
- Leoberto Leal – SC
- Antônio Carlos – SC
- Biguaçu – SC
- Paulo Lopes – SC
- São Bonifácio – SC
- Tijucas – SC
- Nova Trento – SC
- Rancho Queimado – SC
- Santo Amaro da Imperatriz – SC
- São Pedro de Alcântara – SC
- São João Batista – SC
Como se proteger de tempestades
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à CEMIG pelo telefone 116.

