A integração entre São José e a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) será tema de uma reunião estratégica na próxima quarta-feira (16), às 10h, em formato on-line. A partir das 13h o município de São José, em parceria com o Sebrae-SC e a Jucesc, estará 100% integrado ao Sistema de Registro Integrado (REGIN).
Promovido pelo programa Cidade Empreendedora do Sebrae-SC o encontro tratará da conexão entre o município e a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
A integração irá possibilitar que o empreendedor realize a consulta de viabilidade locacional e abra sua empresa de forma rápida, acessando o portal da Jucesc, garantido a entrada única de dados.
O Secretário da Casa Civil, Luiz Fernando Verdine Salomon, reforçou a importância da integração. “É um passo importante para o município e trabalhamos desde o início da gestão para viabilizar a implementação. A concretização do projeto já no primeiro ano mostra o compromisso que temos para o desenvolvimento do empreendedorismo em nossa cidade”, afirmou Verdine.
A diretora da Fiscalização de Tributos da Secretaria da Receita de São José, Suellen Campos, apontou o trabalho desempenhado pela equipe da prefeitura para o desenvolvimento da iniciativa. “Ciente da importância da Redesim para os empreendedores, a equipe técnica municipal trabalhou firme para a implementação da integração, como servidores públicos estamos honrados por possibilitar mais esse avanço aos contribuintes”, destacou.
Para o secretário de Desenvolvimento Ecônomico e Inovação, Marcelo Fett, a ação é um marco para o munícipio. “A implementação da Redesim é um grande passo para da desburocratização do município e é com satisfação que concretizamos o trabalho no primeiro ano de gestão, honrando o compromisso que temos com os empreendedores do município”, relembrou.
Confira como realizar a abertura de empresa por meio do sistema 100% digital da Jucesc:
1 – Preencher o formulário de viabilidade no site da Jucesc.
2 – Após a análise da viabilidade pela Junta, os dados são enviados para a prefeitura. O órgão municipal, por um sistema de geolocalização, verifica se aquele empreendimento pode ser realizado naquele local e retorna para Junta o deferimento ou não.
3 – Após aprovação da viabilidade pela Jucesc e prefeitura, o empreendedor preenche o Requerimento Eletrônico. Esta análise do processo, caso seja através do registro automático, leva no máximo oito minutos. Pelo processo normal, o tempo médio gira em torno de 40 minutos.
4 – Após aprovação do requerimento pela Jucesc e com a empresa já registrada, os dados são enviados para a prefeitura e órgãos de licenciamento.
Integração São José x Redesim
O quê: Reunião Estratégica – Integração São José x Redesim
Quando: Quarta-feira, (15/12), às 10h
Onde: sebrae.sc/lancamento-regin-saojose