O inverno no Hemisfério Sul começou na manhã de hoje (21) – mais precisamente às 7h07 – e terminará no dia 22 de setembro. De acordo com dados da Epagri/Ciram, os primeiros dias da estação serão marcados por temperaturas em elevação. Nesta quinta-feira, há previsão de fazer até 28ºC em Biguaçu, com dia ensolarado. Na sexta, a previsão é de 23°C de máxima; no sábado, 27°C; e no domingo 24ºC.
O veranico deve adentrar o próximo mês. Entre os dias 25 de junho e 4 de julho, o período será marcado por temperatura elevada, interrompendo a sequência de ondas de frio que atingiram o Estado até meados de junho. Nesse começo de inverno, o tempo será mais seco, sem condição de chuva volumosa, pois as frentes frias estarão se deslocando do Rio Grande do Sul em direção ao mar, sem atingir Santa Catarina.
No início de julho, de modo geral, não haverá avanço de massas de ar frio significativas para Santa Catarina, informou há pouco a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram.
Previsão trimestral
Em análise publicada no final de maio, a Epagri/Ciram afirmou que, em julho, agosto e setembro, a previsão é de temperatura próxima da média do Oeste ao Planalto e acima da média climatológica no Litoral e Vale do Itajaí. Ressalta-se que são esperadas pelo menos duas a três ondas de frio durante o inverno, com formação de geada ampla e temperaturas negativas, sobretudo nos meses de junho e julho. As condições poderão ser favoráveis a episódios de neve principalmente no Planalto Sul.
No inverno de 2018 há maior probabilidade de ocorrência de dias com grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima) devido à atuação de massas de ar seco. Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa estação.