Jornal circula nesta terça com “pesquisa velha” na capa

Publicidade
*O destaque em vermelho mostra as datas em que a pesquisa foi feita
*O destaque em vermelho mostra as datas em que a pesquisa foi feita

Coluna Entrelinhas – *Alexandre Alves

O Jornal Biguaçu em Foco vai circular, na edição desta terça-feira (20), com uma “pesquisa velha” em sua capa, mostrando que o candidato Vilmar Astrogildo Tuta de souza (PMDB) estaria sete pontos à frente de Ramon Wollinger (PSD). No entanto, a pesquisa foi feita há mais dez dias e estava “engavetada”.

Continua após a publicidade

A matéria vai indicar que Tuta estaria com 42% das intenções de votos na modalidade estimulada, contra 35% de Ramon. Contudo, o JB Foco não informou aos seus leitores que a coleta das entrevistas foi feita entre os dias 6 e 9 de setembro, ou seja, na data em que o jornal circular – dia 20 – vai fazer exatos 11 dias que a pesquisa foi coletada nas ruas.

Isso é muito tempo e pode não mais reproduzir a realidade atual, pois vários fatos aconteceram nesse período, que podem fazer os eleitores irem tomando suas decisões de voto – como o evento de apresentação dos candidatos a prefeito da Acibig, CDL e OAB de Biguaçu, por exemplo; reuniões em bairros e passeatas.

Outro fato aumenta a dúvida sobre a credibilidade da pesquisa que será apresentada pelo JB Foco nesta terça-feira. O jornal tinha encomendado duas pesquisas com a Vortex e informações que circularam nos bastidores davam conta que os números não saíram de acordo com o que se esperava. Então o dono do jornal contratou outra empresa, a Mapa Marketing e Participações, que apurou as entrevistas nas ruas de Biguaçu entre os dias 13 e 15 de setembro, e com previsão de divulgar neste dia 20. Contudo, os dados desta última não foram publicados pelo jornal.

E o que Biguá News tem com isso?

A resposta é: nada. No entanto, o eleitor tem o direito de ser informado de que estará circulando uma pesquisa cujos dados coletados lá na primeira semana de setembro, já não refletem o momento atual, pois em eleição, o cenário pode mudar de um dia para o outro, quanto mais em duas semanas.

As três pesquisas favorecem Ramon

Mas a pesquisa que vai rodar nesta terça-feira serve para o eleitor notar o crescimento gradativo da campanha de Ramon Wollinger.

Lá no começo de julho, o JB Foco publicou uma pesquisa (registro SC-01035/2016) dando 56% para Tuta e 20% para Ramon.

A segunda pesquisa (registro SC-00175/2016) que o JB Foco vai divulgar (nesta terça-feira, mas com dados do começo de setembro) mostra Tuta com 42% (caiu em relação à 1ª) e Ramon com 35% (subiu).

A terceira pesquisa (registro SC-09139/2016), feita com dados coletados nas datas mais recentes até agora, entre os dias 12 e 15 de setembro e divulgada no dia 16, no Jornal Fatos, já mostra Ramon na frente, com 50,9% contra 44,1%.

Ou seja, em 45 dias de campanha, Ramon saltou de 20% para 50,9%. Já o seu adversário despencou de 56% para 44%.

 

*Alexandre Alves é jornalista, editor da Coluna Entrelinhas e do Biguá News.

 

Publicidade