A Fiat Chrysler (FCA) convocou nesta quinta-feira (22) no Brasil um recall de 88.957 unidades do Jeep Renegade, ano/modelo 2015 a 2017, de todas as versões, por causa de uma falha no freio de estacionamento.
CHASSIS ENVOLVIDOS (não sequenciais)
*De 988611151GK000279 a 98861115YHK096610
O número representa 85% de todos os emplacamentos do Renegade no Brasil desde o lançamento em 2015 até maio deste ano, segundo dados da associação de distribuidores (Fenabrave).
De acordo com comunicado, o problema pode impossibilitar o travamento ou a liberação das rodas, aumentando o risco de acidentes.
A falha é alertada ao motorista por meio do acendimento da luz espia no quadro de instrumentos. Caso isso ocorra, a Jeep aconselha o proprietário a ir diretamente a uma concessionária da rede.
O substituição gratuita dos cabos elétricos do freio de estacionamento das rodas traseiras deve levar cerca de 1 hora. O reparo deve ser agendado e o atendimento começa em 26 de junho.
Outros recalls
Lançado em 2015, o Renegade já acumula 3 recalls. Em maio de 2016, 24.599 unidades com motor 1.8 e câmbio automático foram chamadas por causa de uma falha no controle de cruzeiro.
Em outubro de 2016, o SUV entrou para a lista dos modelos afetados pelos “airbags mortais”, que podem lançar fragmentos de metal contra os passageiros em caso de acidente.
Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.
Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.